Odonto Top 728X90

Evasão escolar e uso excessivo do celular preocupam Conselho Tutelar

Pais precisam fiscalizar os aparelhos e saber o que os filhos fazem na rede

Por Redação Onda Positiva em 26/08/2021 às 16:19:32

Foto: Reprodução/Onda Positiva FM

As principais preocupações do Conselho Tutelar de Itapiranga atualmente são a evasão escolar e o uso excessivo do aparelho celular pelas crianças e adolescentes. A informação é do Conselheiro, Marcos da Silva.

Ele destacou em entrevista à Rádio Onda Positiva, que o número de alunos que desistiram dos estudos é surpreendente. Os fatores citados pelo conselheiro são a falta de interesse dos educandos, pouco incentivo dos pais e o ingresso no mercado de trabalho.

Segundo Marcos, a evasão é observada tanto em escolas municipais, quanto estaduais. Quando o aluno falta por cinco dias consecutivos ou sete dias alternados, a instituição de ensino encaminha o caso ao Conselho Tutelar, via Sistema Apoia, para que seja feito o trabalho de busca ativa e orientação dos pais.

O conselheiro ressalta que em muitos casos os adolescentes começam trabalhar e se desmotivam de frequentar as aulas. No entanto, o programa jovem aprendiz prevê 4 horas de trabalho por dia, conciliando com os estudos. Demais formas de trabalho não são autorizadas pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Nos casos em que o trabalho de orientação e busca ativa realizado pelo Conselho Tutelar não surte efeitos, o caso é encaminhado para o Ministério Público, onde os pais podem sofrer as sanções previstas em Lei.

Quanto ao uso excessivo do aparelho celular, o conselheiro destaca que os pais precisam assumir o controle e impor limites aos filhos. As principais preocupações são com o acesso a jogos e conteúdos violentos e o contato com pessoas desconhecidas na Internet. Ele ressalta que os pais precisam fiscalizar os aparelhos e procurar saber o que as crianças e adolescentes fazem na rede.

Para os demais casos de competência do órgão, e em casos de dúvidas e orientações, o Conselho Tutelar pode ser contatado pelos telefones: (49) 3677-0321 ou no plantão: (49) 9 8423-3874.

OUÇA A ENTREVISTA NA ÃNTEGRA ABAIXO
Por Redação Onda Positiva

Fonte: Rádio Onda Positiva FM

Comunicar erro
Lassberg

Comentários

Pneu A