Odonto Top 728X90

Macaco encontrado morto acende alerta para febre amarela na região

Animal não é o transmissor da doença ao ser humano, mas é o primeiro a apresentar sintomas ou morrer

Por Redação Onda Positiva em 15/09/2021 às 07:49:18

Foto: Divulgação/Ascom

No último sábado, 11, foi localizado na comunidade de Cristo Rei um macaco prego morto. O primata foi localizado por um morador da comunidade.

Ao tomar conhecimento do fato a equipe de saúde de São João do Oeste acionou a Vigilância Epidemiológica do Estado e uma equipe se deslocou dos municípios de Chapecó e São Miguel do Oeste até o município para a coleta de material para investigação de Febre Amarela.

Morgana Brum Grade, enfermeira responsável pela epidemiologia, ressalta que esse é um procedimento padrão regido por protocolos, onde o material é coletado e vai para análise no laboratório de saúde pública (LACEN) em Florianópolis. O resultado é enviado a secretaria, mas ainda não há um prazo para a resposta.

Morgana salienta que macacos mortos são possíveis sinais de alerta para a circulação do vírus da febre amarela. Ela ressalta que o macaco não é o transmissor da doença ao ser humano, sendo que, o real transmissor são os mosquitos, porém os macacos são os primeiros a apresentarem sintomas ou morrerem.

A orientação geral é que ao encontrar um macaco morto as pessoas não devem tocar no animal e avisar imediatamente o setor de saúde do município.

"A vacina contra a febre amarela é o recurso mais eficaz para evitar a doença. Uma dose da vacina, durante toda a vida, já é o suficiente. Como São João do Oeste pertence a área de recomendação de vacina (ACRV) a maioria da população já está imunizada e protegida há anos" finaliza.

Fonte: Ascom São João do Oeste

Comunicar erro
Lassberg

Comentários

Pneu A