Odonto Top 728X90

Período da Piracema inicia nesta sexta-feira na bacia do Rio Uruguai

Polícia Militar Ambiental fará fiscalização especial durante os próximos meses

Por Redação Onda Positiva em 30/09/2021 às 14:34:46

Foto: PMA/Divulgação

A Piracema, período de defeso dos peixes, inicia nesta sexta-feira, 01 de outubro, na bacia hidrográfica do Rio Uruguai, e encerra no dia 31 janeiro de 2022. Durante esse período, a pesca é proibida e limitada em alguns casos, pois os peixes se deslocam em direção à nascente dos rios para desovar e se reproduzir.

Além de multas para quem desrespeitar o período de defeso, quem for flagrado poderá ainda ser detido, dependendo do prejuízo causado ao meio ambiente, e ter todo o material de pesca apreendido. Durante a piracema, a pesca para amadores e profissionais só é permitida se for realizada com vara ou linha de mão às margens de rios.

Quem for pego com mais pescado do que o permitido será multado. A pesca não pode ser praticada em cachoeiras, e também no trecho de 1.500 metros acima e abaixo das corredeiras. Nestes locais os peixes se tornam muito vulneráveis, por isso a pesca é proibida.

A Polícia Militar Ambiental deverá intensificar a fiscalização a partir de agora na região, especialmente no Rio Uruguai.

Polícia Militar Ambiental destaca restrições na Piracema

O Comando da Polícia Militar Ambiental de São Miguel do Oeste destaca que no período de defeso existem muitas restrições sobre a pesca. As pessoas precisam entender que nesse período, a pesca é restrita devido à procriação dos peixes.

Além do rio Uruguai, outros rios da região terão atenção redobrada com ações de fiscalização para evitar possíveis crimes ambientais. A Polícia Ambiental também chama a atenção com relação à utilização de redes de pesca, que são expressamente proibidas nesse período, mesmo para os pescadores profissionais.

Quem for pego em desacordo com as leis ambientais sofrerá as punições previstas. Atualmente a equipe da Polícia Militar Ambiental está fazendo um trabalho de orientação aos pescadores, para que evitem a pesca nesse período de reprodução dos peixes.

A Polícia Ambiental também pede a colaboração e a conscientização das pessoas, para que evitem a pesca nesse período tão importante para a manutenção da vida aquática na região.

Fonte: Rádio Porto Feliz

Comunicar erro
Lassberg

Comentários

Pneu A