Odonto Top 728X90

WhatsApp, Instagram, Facebook e Messenger ficam fora do ar

Esta pode ser considerada uma queda histórica das redes sociais

Por Redação Onda Positiva em 04/10/2021 às 13:28:44

Foto: Reprodução

O WhatsApp, o Instagram, o Facebook e o Messenger ficaram fora do ar nesta segunda-feira, 04. Usuários dos aplicativos de Mark Zuckerberg relataram nas redes sociais que os serviços pararam de funcionar no início da tarde — tanto na versão web (para computadores) quanto nos celulares.

Segundo o site DownDetector, que monitora sites e apps que não estão funcionando, 38% dos problemas mais notificados no WhatsApp têm relação com o envio de mensagens, bem como no Messenger, enquanto os feeds do Instagram e do Facebook não carregam.

Com a queda do WhatsApp, segundo relatos nas redes sociais, muitos usuários começaram a utilizar o app de mensagens Telegram, que agora apresenta instabilidades, possivelmente pela quantidade alta de acessos, conforme sugerem comentários no DownDetector.

O Instagram e o WhatsApp, em sua versão web, apresentam uma mensagem de erro "5xx Server Error", código que indica um problema de comunicação entre o servidor de origem e o dispositivo de rede. Já o Facebook mostra a sua tradicional mensagem de "desculpe, algo deu errado".

O WhatsApp afirmou que "está investigando o motivo dessa instabilidade" e que irá "compartilhar novidades" assim que tiver completado a investigação. Em seu perfil oficial no Twitter, o app de mensagens completou que "está ciente de que algumas pessoas estão enfrentando problemas com o WhatsApp no momento". "Estamos trabalhando para que as coisas voltem ao normal e enviaremos uma atualização aqui assim que possível", afirmou.

O Facebook também usou o Twitter para se posicionar sobre a situação. "Estamos cientes de que algumas pessoas estão tendo problemas para acessar nossos aplicativos e produtos. Estamos trabalhando para que as coisas voltem ao normal o mais rápido possível e pedimos desculpas por qualquer inconveniente", disse a empresa.

O Instagram, por sua vez, afirmou que a rede social e "seus amigos estão passando por um momento difícil". "Tenha paciência conosco, estamos trabalhando nisso", disse a empresa. Usuários do TikTok também passaram a apontar problemas na ferramenta nas últimas horas, segundo o site Downdetector.

O que aconteceu?

Nenhum dos aplicativos explicou qual o problema, e o motivo da interrupção não foi imediatamente esclarecido. No entanto, vários especialistas em segurança apontaram rapidamente para um problema de Sistema de Nomes de Domínio, conhecido pela sigla em inglês DNS, como um possível culpado.

Por volta das 13h no horário do leste dos EUA, a ThousandEyes, divisão de análise de Internet da Cisco, disse no Twitter que seus testes indicam que a interrupção se deve a uma falha contínua de DNS. O DNS traduz nomes de sites em endereços IP que podem ser lidos por um computador. Geralmente é chamada de "lista telefônica da Internet".

Segundo o site DownDetector, que monitora sites e apps que não estão funcionando, 38% dos problemas mais notificados no WhatsApp têm relação com o envio de mensagens, bem como no Messenger, enquanto os feeds do Instagram e do Facebook não carregam.

Fabro Steibel, conselheiro da MIT Sloan Review Brasil e diretor-executivo do Instituto de Tecnologia e Sociedade (ITS) explica que o Facebook tem um plano de resiliência, ou seja, de absorver eventuais problemas técnicos para uma retomada imediata do sistema.

"Mas um problema de infraestrutura pode estar causando esse longo período fora do ar. Isso só pode ser cravado após análise técnica." Fabro também não descarta possíveis ataques hackers.

Arthur Igreja, especialista em inovação, cibersegurança e tecnologia, também destaca que os motivos levantados até agora não passam de especulação, que só pode ser cravado após análise técnica. "Mas é o provável seja a questão de infraestrutura na internet mesmo."

Denúncias

A instabilidade veio na manhã seguinte ao programa "60 Minutes", famoso nos Estados Unidos, transmitir uma entrevista com a denunciante do Facebook, Frances Haugen, que afirmou que a empresa está ciente de como suas plataformas são usadas para espalhar ódio, violência e desinformação, e que o Facebook tentou esconder essa evidência. O Facebook rejeitou essas afirmações.

A entrevista ocorreu após semanas de reportagens e críticas ao Facebook, depois que Haugen divulgou milhares de páginas de documentos internos para reguladores e para o Wall Street Journal. Haugen deve testemunhar perante um subcomitê do Senado na terça-feira, 05. Não há indícios, por enquanto, que a queda dos serviços do Facebook esteja relacionada às revelações.

Quando os serviços retornam?

As empresas não deram uma previsão sobre quando os serviços serão normalizados. Segundo Arthur Igreja, esta pode ser considerada uma queda histórica, já que em outras falhas das redes, o tempo médio foi de uma a duas horas de duração. Esta já dura quatro horas.

Para ele, a queda tão demorada deve impactar por um período, até que todo o sistema esteja reestabelecido. "É "efeito dominó", quando uma rede falha automaticamente, a procura pela outra acaba crescendo. E isso gera uma sobrecarga."

Impacto nas ações

As ações do Facebook, listadas na Nasdaq, em Nova York, caíam mais de 5% na tarde desta segunda-feira, 04, em um dia em que as páginas e aplicativos do grupo saíram do ar em todo o mundo e também em meio a quedas generalizadas no setor de tecnologia. Por volta das 15h30, os papéis caíam 5,45%, cotados a US$ 324,30. A Nasdaq caía 2,3%.

Fonte: CNN Brasil

Comunicar erro
Lassberg

Comentários

Pneu A