Odonto Top 728X90

Nutricionista destaca importância do Programa Nacional da Alimentação Escolar

Dia Nacional da Alimentação Escolar é lembrado nesta quinta-feira, 21.

Por Redação Onda Positiva em 21/10/2021 às 14:05:42

Nutricionista da Secretaria Municipal de Educação de Itapiranga, Cláudia Luísa Stefanello, em entrevista à Rádio Onda Positiva. (Foto: Marcos Herbert/Rádio Onda Positiva FM)

O Dia Nacional da Alimentação Escolar é lembrado nesta quinta-feira, 21. O programa foi criado em 1954 no Brasil. A nutricionista da Secretaria Municipal de Educação de Itapiranga, Cláudia Luísa Stefanello, destacou em entrevista à Rádio Onda Positiva na manhã desta quinta-feira, a importância do programa para a educação alimentar e nutricional dos estudantes de todas as etapas da educação básica. Atualmente, mais de 2 mil alunos são beneficiados pelo programa no município. Os estudantes das creches recebem duas refeições diárias e os da pré-escola e ensino fundamental recebem uma refeição por dia.

Segundo a nutricionista, duas resoluções de 2020 trouxeram novas regras para a elaboração do cardápio escolar, pelas quais está estabelecido o fornecimento de frutas, verduras e legumes pelo menos três vezes por semana. Alimentos fonte de ferro, como carnes, ovos, cereais e leguminosas são fornecidos quatro vezes por semana. Os alimentos fonte de vitamina A, como gema de ovo, leite integral, frutas e legumes amarelos e alaranjados e os vegetais verdes-escuros são ofertados com frequência mínima de três vezes por semana.

Cláudia destaca ainda que as resoluções também determinam o fornecimento mínimo de 10 alimentos in natura ou minimamente processados durante a semana, mas que o município de Itapiranga tem ofertado o dobro dessa quantidade na alimentação escolar. A aquisição dos alimentos se dá por meio de licitação ou chamada pública, onde a agricultura familiar fornece grande parte dos alimentos como leite integral pasteurizado tipo A, ovos, mandioca, farinha de milho, feijão preto, arroz, filé de tilápia, além de frutas, legumes e verduras.

A nutricionista ressalta que o Programa proíbe a compra e oferta de alguns alimentos na alimentação escolar, a exemplo de refrigerantes e refrescos artificiais, chás prontos, cereais com aditivos ou adoçados, balas e similares, confeitos, bombons, chocolates em barra e granulado, biscoitos e bolachas recheadas, bolos com cobertura ou recheio, barras de cereal com aditivos ou adoçadas, gelados comestíveis, gelatinas, temperos prontos, maionese, entre outros.

A preparação e manejo dos alimentos é feita com critérios de segurança e higiene, com treinamento constante das merendeiras e profissionais da secretaria de educação. A nutricionista destacou também as parcerias com a Uceff e SENAR, que proporcionam capacitações em diversas áreas do ramo de alimentação para os serventes do município.

OUÇA A ENTREVISTA ABAIXO

Por Redação Onda Positiva

Fonte: Rádio Onda Positiva FM

Comunicar erro
Lassberg

Comentários

Pneu A