Odonto Top 728X90

Vereadores debatem construção de Hidrelétrica no interior de Itapiranga

Pequena Central Hidrelétrica pode ser construída no rio Macaco Branco, na Linha Maria Goretti

Por Redação Onda Positiva em 04/11/2021 às 17:23:47

Fotos: Paulo César Casweski/Assessoria de Comunicação

Um projeto privado para construção de uma PCH (Pequena Central Hidrelétrica) no rio Macaco Branco, na localidade de Linha Maria Goretti, interior de Itapiranga, foi assunto na Sessão do Poder Legislativo na noite desta quarta-feira, 03.

A tribuna livre foi ocupada pelo presidente da AARUI (Associação dos Amigos do Rio Uruguai) e membro do Conselho Municipal do Meio Ambiente, Ivan Luís Kirchner Eidt (foto), que explanou sobre o projeto aos vereadores, questionando o posicionamento dos EDIS.

Segundo Ivan, a construção da PCH trará inúmeros prejuízos ao meio ambiente e a vida aquática da região e é preciso esclarecer quais benefícios o município terá com a obra e o que a comunidade pensa sobre o projeto, que objetiva construir uma represa para acumular e desviar as águas do trajeto conhecido como volta de Linha Goretti, com extensão de aproximadamente 4 km e que abriga o "Salto de Goretti".

Ele questionou se a Usina terá capacidade de atender a produção descrita no projeto, levando em conta a vazão cada vez menor de água em períodos de estiagem, dentre outros fatores. Para Ivan, existem outros meios de geração de energia renovável com baixo impacto ambiental, a exemplo de painéis fotovoltaicos e usinas de biogás.

Os vereadores debateram o tema, ainda pouco conhecido pela comunidade e pelos próprios legisladores, afirmando que o assunto requer maiores esclarecimentos e explanações, a fim de tornar público os reais benefícios e prejuízos com a construção da Pequena Central Hidrelétrica. Uma audiência pública para tratar do assunto também poderá ser realizada em breve no município.

Fonte: Rádio Onda Positiva FM

Comunicar erro
Lassberg

Comentários

Pneu A