Odonto Top 728X90

Moradores são contra à construção de PCH no Rio Macaco Branco

Representante criticou a forma sigilosa de desenvolvimento do projeto, objetivando apenas o lucro privado

Por Redação Onda Positiva em 24/11/2021 às 14:11:45

Fotos: Paulo César Casweski/Assessoria de Comunicação

A possível construção de uma PCH (Pequena Central Hidrelétrica) voltou a ser assunto durante a sessão ordinária do Legislativo de Itapiranga realizada na noite de segunda-feira, 22, que contou com a participação de moradores de Linha Maria Goretti.

No espaço da Tribuna Livre, a possibilidade de construção da PCH na localidade foi abordada pelo produtor rural, Laerte Moesch (Foto), representando parte dos moradores da comunidade. Em sua fala ele demonstrou contrariedade a construção da hidrelétrica e sugeriu que seja feita uma audiência pública para tratar do assunto. O morador também criticou a forma sigilosa de desenvolvimento do projeto, objetivando apenas o lucro privado, sem levar em conta os impactos sociais e ambientais.

O assunto já havia sido discutido na sessão do último dia 03 de novembro. Na oportunidade, a tribuna livre foi ocupada pelo presidente da AARUI (Associação dos Amigos do Rio Uruguai) e membro do Conselho Municipal do Meio Ambiente, Ivan Luís Kirchner Eidt, que explanou sobre o projeto aos vereadores, questionando o posicionamento dos EDIS.

Segundo Ivan, a construção da PCH trará inúmeros prejuízos ao meio ambiente e a vida aquática da região. Para ele, é preciso esclarecer quais benefícios o município e a comunidade terão com a obra, que objetiva construir uma represa para acumular e desviar as águas do trajeto conhecido como volta de Linha Goretti, com extensão de aproximadamente 4 km, abrigando o "Salto de Goretti" e locais com grande potencial turístico.

Ele questionou a capacidade da Usina de atender a produção descrita no projeto, levando em conta a vazão cada vez menor de água em períodos de estiagem. Para Ivan, existem outros meios de geração de energia renovável com baixo impacto ambiental, a exemplo de painéis fotovoltaicos e usinas de biogás.

Fonte: Rádio Onda Positiva FM

Comunicar erro
Lassberg

Comentários

Pneu A