Odonto Top 728X90

Governador confirma a flexibilização do uso das máscaras em SC

Medida anunciada por Carlos Moisés já virou portaria e está em vigor em todo o território de SC

Por Redação Onda Positiva em 25/11/2021 às 07:54:38

Foto: Ricardo Wolffenbuttel/ND

O governador Carlos Moisés (sem partido) usou seu perfil em uma rede social para comunicar a flexibilização do uso das máscaras em locais públicos e abertos. O anúncio foi feito na noite desta quarta-feira, 18, próximo das 21h30.

A deliberação, inclusive, já foi transformada em portaria que já está em vigor em todo o território catarinense. O que vinham se desenhando, há algumas semanas, deve se tornar concreto. É o que assegura o chefe do Executivo catarinense que, em seu perfil no Twitter, confirmou a desobrigação do uso das máscaras.

"Vamos desobrigar o uso de máscaras em ambientes abertos sem aglomeração e autorizar o funcionamento dos estádios de futebol sem restrições de público. Eventos com mais de 500 pessoas permanecem com a obrigatoriedade da vacina e teste negativo para a Covid-19", publicou.

Carlos Moisés ainda acrescentou, na mesma postagem, que a deliberação é atribuída a "todos que se vacinaram" e "ajudaram a diminuir significativamente o contágio", ponderou.

Publicação no DOE

O governador Carlos Moisés assinou, nesta quarta, o decreto que permite e realização de todos os tipos de eventos, incluindo esportivos, e flexibiliza as regras para o uso de máscaras em Santa Catarina.

No que diz respeito às máscaras, o uso delas se torna opcional nos ambientes abertos em que há possibilidade de manter distanciamento. Nos ambientes fechados ou naqueles em que não é possível manter distanciamento, o uso continua obrigatório.

O decreto também autoriza o funcionamento integral dos estabelecimentos que promovam eventos corporativos, feiras de negócios, eventos sociais, shows e entretenimento, inclusive esportivos. No caso das competições de futebol, uma portaria específica trata dos novos limites de ocupação. O decreto ainda estende o estado de calamidade pública, em Santa Catarina, até o dia 31 de março.

Na avaliação de Carlos Moisés, esse passo se tornou possível e seguro graças ao avanço da vacinação. "Hoje somos um dos estados com maior percentual da população vacinada e temos cobertura superior à de quase todos os países desenvolvidos. Tudo isso dá segurança para avançar mais", acrescenta.

"Medidas responsáveis"

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, as medidas adotadas pelo Estado são responsáveis e em conformidade com a situação do momento.

"Liberamos em 100% a capacidade dos eventos, incluindo presença de público em estádios, e também mantivemos a obrigatoriedade do uso de máscaras em espaços abertos apenas onde há aglomeração. Estendemos a situação de calamidade pública para que tenhamos um regramento claro durante a temporada de verão. Lembramos que cada município tem a possibilidade de ser mais restritivo, se assim entender e se o cenário exigir que assim seja", afirma.

Fonte: ND+

Comunicar erro
Lassberg

Comentários

Pneu A