Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

PREOCUPAÇÃO

Brasileiro que chegou da África do Sul é diagnosticado com Covid-19

Anvisa ressalta que não é possível confirmar se o homem está com a variante ômicron


Foto: Rafael Luiz Canossa

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) confirmou que um brasileiro que retornou da África do Sul foi diagnosticado com Covid-19 e está em isolamento. O passageiro desembarcou no sábado, 27, em Guarulhos (SP). De acordo com o portal R7, o brasileiro chegou em um voo da Ethiopian Airlines. Além disso, a Anvisa ressalta que não é possível confirmar se o homem está com a variante africana, a ômicron.

Antes de embarcar para o Brasil, o passageiro realizou o teste RT-PCR e apresentou resultado negativo. No entanto, após a chegada em São Paulo, ele realizou um novo teste e testou positivo ainda no aeroporto. O passageiro não apresentava nenhuma sintomas quando chegou em solo brasileiro, afirma a Anivsa.

"Diante do resultado, a Agência notificou o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde nacional, estadual e municipal, às 1h07 do dia 28. A Vigilância epidemiológica do Município de Guarulhos também foi acionada para acompanhamento do caso", disse a Anvisa.

Após o teste positivo, o brasileiro cumprirá quarentena em casa e ficará isolado. Fora dos portos e aeroportos, o monitoramento e procedimentos necessários para o caso ficam a cargo dos órgãos de saúde estadual e municipal. Em nota, a Secretaria de Saúde de São Paulo informou que "mantém o monitoramento do cenário epidemiológico em todo o território estadual. A confirmação de variantes ocorre por meio de sequenciamento genético e, até o momento, não há registros de casos da nova variante B.1.1.529 (Ômicron) no Estado."

Mesmo com o alerta, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirma que o Brasil tem condições de atender a população no caso da nova variante do coronovírus. Em vídeo gravado para a internet, no fim da manhã deste domingo, 28, o chefe da pasta afirmou que "nosso país está preparado".

Ainda de acordo com Queiroga, o país conta com 42 mil leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) disponíveis em hospitais pelo Brasil. Assim como destacou que as salas de vacina têm imunizantes suficientes para "todos os brasileiros aptos a tomar a vacina".

"Gostaria de tranquilizar os brasileiros porque os cuidados com essa variante são os mesmos cuidados com as outras variantes. E a principal arma que nós temos para enfrentar essas situações é a nossa campanha de imunização. Nesse particular, o Brasil, como vocês sabem, vai muito bem", afirmou.

ND+

Anvisa Covid-19 Coronavírus África Variante Ômicron

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!