Sa√ļde SA√öDE

Anvisa aprova tratamento de HIV de apenas um comprimido

Medicamento √© uma combina√ß√£o das subst√Ęncias lamivudina e dolutegravir s√≥dico

Por Marcos Herbert - Repórter

30/11/2021 às 07:48:55 - Atualizado h√°
Foto: Pixabay

A Ag√™ncia Nacional de Vigil√Ęncia Sanit√°ria (Anvisa) aprovou nesta segunda-feira (29) um novo tratamento para o HIV que reúne duas subst√Ęncias em único comprimido.

"A aprova√ß√£o representa um avan√ßo no tratamento das pessoas portadoras do vírus que causa a Aids, j√° que reúne em uma dose di√°ria dois antirretrovirais que n√£o estavam disponíveis em um só comprimido. A possibilidade de doses únicas simplifica o tratamento e a ades√£o dos pacientes", afirmou a ag√™ncia, em nota.

O novo medicamento é uma combina√ß√£o das subst√Ęncias lamivudina e dolutegravir sódico. Ele poder√° ser prescrito para o tratamento completo da infec√ß√£o pelo vírus em adultos e adolescentes acima de 12 anos com pelo menos 40 kg.

O Brasil distribui gratuitamente todos os antirretrovirais desde de 1996 e, desde 2013, o Sistema Único de Saúde (SUS) garante o tratamento para todas as pessoas vivendo com HIV, independentemente da carga viral. Segundo o Ministério da Saúde, até o momento, existem 19 medicamentos disponíveis em 34 apresenta√ß√Ķes farmac√™uticas.

Fonte: G1
Comunicar erro
Rádio Onda Positiva FM 87.5

© 2022 Rádio Onda Positiva FM 87.5
Rua Dourado, S/N Bairro Alvorada Itapiranga/SC - Telefone: (49) 3678-8888

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Rádio Onda Positiva FM 87.5