Odonto Top 728X90

Chuva de meteoros poderá ser vista no céu em SC nesta terça

Fenômeno, chamado de Geminídeos, atingirá o pico por volta das 3h

Por Redação Onda Positiva em 13/12/2021 às 17:58:17

Foto: Observatorio Espacial Heller & Jung / Divulgação

Na madrugada desta terça-feira, 14, os catarinenses poderão observar a última chuva de meteoros do ano. O fenômeno, chamado de Geminídeos, é originário da Constelação de Gêmeos e ocorre anualmente. Entenda como acontece e saiba como observar.

As chuvas de meteoros ocorrem com frequência e são geralmente associadas à passagem de cometas, explica o astrônomo Silvino Souza. Esse, porém, é um pouco diferente porque não está associado a um cometa, mas a um asteroide que foi descoberto em 1983, chamado 3200 Phaethon.

— Esse asteroide tem uma órbita que passa muito próximo da terra e deixa bastante fragmentos. No período entre 7 a 17 de dezembro, a terra está passando no rastro desses fragmentos. No dia 14 ocorre o pico máximo, porque a terra vai estar exatamente no meio no rastro de detritos. Alguns caem com maior intensidade e acabam brilhando mais — explica o astrônomo.

Veja dicas para observar a chuva de meteoros

- Procurar lugares escuros, abertos, longe das luzes da cidade;

- Não é necessário ter binóculos ou telescópios: o melhor é a olho nu;

- Horário ideal é por volta das 3h da manhã desta terça-feira (14), depois que a lua se põe, pois não terá interferência da luz dela.

Fonte: Diário Catarinense

Comunicar erro
Lassberg

Comentários

Pneu A