Odonto Top 728X90

Amigos irão percorrer o "Vale Europeu" de bicicleta

O circuito, localizado em Santa Catarina, é um dos destinos mais procurados do país

Por Redação Onda Positiva em 03/01/2022 às 07:57:03

Foto: Divulgação/Natur Cicloturismo

A rota de cicloturismo do Vale Europeu está localizada em Santa Catarina e é uma das mais populares do Brasil. O caminho é circular, tem cerca de 300 quilômetros e começa (assim como termina) no município de Timbó. O roteiro, organizado para contemplar as belezas e para fazer uma viagem histórica relembrando a Europa, passa por diversos municípios: Timbó, Rio dos Cedros, Pomerode, Indaial, Ascurra, Rodeio, Dr. Pedrinho e Benedito Novo.

Um grupo de amigos, organizados pela Natur Cicloturismo, irá percorrer o trajeto em cinco dias. A viagem do Extremo Oeste até Timbó será feita de carro no dia 03/01 e lá o roteiro inicia no dia 04, terça-feira. Conforme o organizador, Vanduir Matias Deters, serão 10 participantes, nove ciclistas e a motorista que vai conduzir o carro de apoio com as bagagens dos ciclistas. Vanduir afirma que, apesar de estar localizado em Santa Catarina, o circuito está há 600 km do Extremo Oeste e a questão logística dificulta levar um grupo maior, de forma especial, nessa época do ano.

O grupo tem o intuito de contemplar as belas paisagens, subidas e descidas características das regiões de vale, além da boa infraestrutura e demarcação do percurso. Comidas típicas dos descendentes de alemães e italianos serão apreciadas, assim como as bebidas artesanais. O circuito está entre os cinco destinos mais procurados por ciclistas do Brasil. Alguns o classificam como o 2º melhor do país.

Vanduir afirma que este é mais um percurso que será usado como inspiração para um projeto maior que está em estudo no Extremo Oeste, na região turística Caminhos da Fronteira. Ele ressalta que durante os meses de janeiro e fevereiro pretende apresentar uma proposta de uma rota de cicloturismo permanente à Instância de Governança Regional (IGR). "No Caminho da Fé, que percorri em novembro, foi possível tirar uma série de ideias sobre rotas permanentes e temos uma grande expectativa que o Vale Europeu vai nos dar muitos subsídios com essa finalidade", conta.

Além de Vanduir, de Tunápolis irão participar Fernando Gassen, Marilze Formagini, Fernando e Nicolas Baumgratz. De Iporã do Oeste, Adriane Lorenzato e Ademir Borsato, de Caibi, Lizandro Scopel, de Palmitos, Valdinei Roberto Zingler e de São Miguel do Oeste, Catia Gassen.

Fonte: Natur Cicloturismo

Comunicar erro
Lassberg

Comentários

Pneu A