Odonto Top 728X90

Calorão faz consumo de energia aumentar 16% em SC

Dados da Celesc mostram que o consumo superou 2021, a partir da segunda metade de janeiro

Por Diego Jaeger - Repórter em 24/01/2022 às 16:02:14

Foto: Salmo Duarte/Arquivo AN

Desde a metade de janeiro, os catarinenses enfrentam uma onda de calor intenso. Quem não pode ficar na praia, aproveitando os dias de sol, só tem uma opção: ar-condicionado. Segundo dados da Celesc, o consumo de energia aumentou 16,8% em relação ao mesmo período de 2021.

Um gráfico da empresa mostra que o consumo de energia em Santa Catarina, nas duas primeiras semanas de 2022, estava tendo desempenho negativo em relação a 2021. A partir do dia 17 de janeiro, com a forte onda de calor, o consumo teve um pico e superou em 16,8% o mesmo período do ano passado.

Calorão em SC

A onda de calor na América do Sul, que começou entre Paraguai, Argentina, Uruguai e Rio Grande do Sul, chegou a Santa Catarina a partir do dia 14 de janeiro e começa a perder força somente na quinta, 27, segundo o meteorologista e colunista do NSC Total, Leandro Puchalski

A temperatura máxima registrada no Estado foi no dia 17 de janeiro, no município de Caibi: 40,8ºC. No último domingo, 23, a sensação térmica chegou a 52°C em Criciúma, segundo a Defesa Civil.

Em dias de tanto calor como esse, é comum o aumento do consumo de energia elétrica, sendo quase impossível não ter um acréscimo na conta de luz do mês. No entanto, algumas medidas podem ser tomadas para economizar, de acordo com a Celesc.


Como economizar energia


Ar-condicionado

Regular a temperatura adequada em 23ºC, que garante o bom funcionamento do motor. Dar preferência para modelos Split e Inverter com selo Procel. Eles são mais eficientes e gastam menos energia. Na hora de instalar, escolha a parede do ambiente que tem mais sombra. Vai fazer o aparelho "trabalhar" menos para manter o ambiente em temperatura agradável.

Geladeira

Ajuste o termostato de acordo com a época do ano. Mantenha a borracha de vedação em bom estado. Não deixe a porta aberta por muito tempo, não guarde alimentos quentes e nem seque roupa na parte de trás. Colocar a geladeira distante dos equipamentos que são fontes de calor, como o fogão e o forno elétrico.

Chuveiro elétrico

O uso demorado do chuveiro elétrico lidera o consumo de energia na maioria das residências, de acordo com a Celesc, e pode representar um acréscimo de 25% a 35% no valor total da conta de luz. Ou seja, a primeira dica é Evitar banhos demorados. Utilize o aparelho no modo verão. Feche a torneira do chuveiro quando não estiver usando ou enquanto estiver se ensaboando. Se possível, opte pelo sistema solar de aquecimento de água para o banho quente.

Fonte: NSC

Comunicar erro
Lassberg

Comentários

Pneu A