Odonto Top 728X90

Prazo para tirar o título de eleitor termina na próxima quarta-feira

TSE alerta para a necessidade de tirar, transferir ou regularizar o documento para votar nas eleições de outubro

Por Rádio Onda Positiva em 26/04/2022 às 16:09:53

Foto: Rafael Henrique/SOPA Images/LightRocket via Getty Images)

O prazo para tirar, transferir ou regularizar o título de eleitor termina na próxima quarta-feira, 04/05. Os procedimentos podem ser realizados pelo sistema do Título Net, no Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A data é estipulada pela Lei das Eleições (Lei nº 9.504/97 – artigo 91), que prevê o fechamento do Cadastro Eleitoral 150 dias antes de cada pleito.

Durante esse período, o cidadão poderá resolver pendências como transferência de domicílio eleitoral ou outras decorrentes de ausência ou justificativa nas três últimas eleições. Por isso, o TSE reforça que é importante se antecipar para quitar eventuais débitos e poder exercer o direito de participar da escolha dos próximos deputados estaduais, deputados federais, governadores, senadores e presidente da República.

A votação em primeiro turno ocorrerá no dia 2 de outubro, e o segundo turno, se houver, em 30 de outubro.

Como tirar o título ou regularizar o documento

Tanto o alistamento (primeira via do título) quanto a regularização podem ser solicitados pelo sistema Título Net, no Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Para tirar a primeira via, após informar a Unidade Federativa em que reside, a pessoa será informada sobre os documentos necessários: selfie segurando um documento de identificação, comprovante de residência atualizado.

Na página seguinte, em "Título de eleitor", é necessário selecionar a opção "Não tenho" para prosseguir o atendimento. Os dados informados serão analisados pela Justiça Eleitoral, e o acompanhamento pode ser feito aqui. Os que desejam realizar alguma alteração no cadastro eleitoral, devem, antes de tudo, conferir a situação junto à Justiça Eleitoral, neste link.

Em seguida, no sistema Título Net, insira as informações e os documentos solicitados e acompanhe o requerimento.

Outra forma de consultar eventuais pendências junto à Justiça Eleitoral é o aplicativo e-Título. A ferramenta também é utilizada como título eleitoral digital, substituindo o documento em papel no dia das eleições. É necessário fazer o download gratuito em telefones celulares ou tablets de qualquer plataforma (Android e iOS).

Fonte: Regionalzão

Comunicar erro
Lassberg

Comentários

Pneu A