Geral CURIOSIDADE

Pesquisadores da UNOESC descobrem anatomia curiosa em animal com oito patas e uma cabeça

Caso de porcos siameses registrado em São Miguel do Oeste é considerado raro em Santa Catarina

Por Thais Welter

11/05/2022 às 18:21:04 - Atualizado há
Foto: Jackson Preuss/Divulgação

Pesquisadores identificaram as primeiras características anatômicas dos gêmeos siameses de porcos que nasceram em uma propriedade rural no interior do município de São Miguel do Oeste.

O animal nasceu com dois corpos, oito patas e uma cabeça. Os corpos ficaram unidos durante o desenvolvimento embrionário. O caso é considerado raro em Santa Catarina e está sendo investigado pelo NEVS (Núcleo de Estudos em Vida Selvagem) da Unoesc.

Um exame de raio-x foi feito pela médica veterinária Mari Jane Taube. Segundo ela, o animal está unido pela cavidade torácica. Sendo assim, do tórax para cima possui apenas um órgão, como por exemplo, apenas um coração. Já do abdômen para baixo, possui a quantidade de órgãos exata para dois animais, sendo quatro rins, duas bexigas e assim sucessivamente.

O biólogo Dr. Jackson Preuss, e coordenador do NEVS, foi quem recebeu o animal. Ele destaca que essa formação é bastante curiosa e mostra que a parte superior é de apenas um porco, enquanto a inferior é de dois animais. "Ele tem apenas um cérebro, um sistema nervoso. Ele ainda passará por exame de necropsia, mas os resultados já são interessantes."

De acordo com o biólogo, o caso raro pode ser de origem genética ou ambiental. "A própria nutrição, medicamentos, micro-organismos ou até mesmo a consanguinidade pode ser responsável por essa má formação", pontua.

"As chances de um animal com esse tipo de má formação sobreviver é raríssimo. Isso porque a estruturação do corpo dificulta o desenvolvimento", acrescenta.

VÍDEO POSTADO PELO BIÓLOGO DR. JACKSON PREUSS EM SUA REDE SOCIAL

Fonte: ND+
Comunicar erro
Rádio Onda Positiva FM 87.5

© 2022 Rádio Onda Positiva FM 87.5
Rua Dourado, S/N Bairro Alvorada Itapiranga/SC - Telefone: (49) 3678-8888

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Rádio Onda Positiva FM 87.5