Odonto Top 728X90

15 curiosidades sobre o frio

Por Rádio Onda Positiva em 13/06/2022 às 17:07:32

Foto: Um Curioso

"Quando procuramos a palavra "frio" no dicionário, a primeira definição que encontramos é: temperatura baixa. Mas você sabe quais são as consequências do frio? Como nosso corpo reage ao sentir frio? O frio ajuda ou prejudica?"

1- Colocar gelo em cima do machucado ajuda na recuperação

O gelo faz com que os vasos dilatados contraiam-se e, com isso, diminui o fluxo sanguíneo.

2- Sentimos mais frio quando estamos com febre

Em casos de febre, o corpo geralmente está com uma temperatura maior que a do ambiente. Sendo assim, o corpo cede calor ao ambiente, gerando a sensação de frio.

3 - Ao colocar sal no gelo, as latas gelam mais rápido

O sal, por ser um soluto que não evapora facilmente, ao ser misturado com o gelo (H2O sólida), diminui o ponto de fusão. Dessa forma, há diminuição da temperatura da água, favorecendo o resfriamento da lata.

4 - As células reprodutivas são armazenadas no frio

Essas células são armazenadas em baixa temperatura para que a viabilidade seja preservada. Com isso, elas podem ser utilizadas até mesmo depois de meses ou anos.

5 - Os metais parecem mais frios do que a madeir

Os metais são condutores térmicos, e a madeira é um tipo de isolante. Sendo assim, os metais realizam as trocas de calor com mais facilidade, passando a sensação de serem mais frios que outros materiais.

6 - Usamos a bolsa d'água fria para diminuir as inflamações

Colocar a bolsa d'água na parte do corpo que dói diminui o processo inflamatório por causa da contração dos vasos sanguíneos.

7 - Urinamos mais no frio

Isso ocorre porque, quando há baixa temperatura, perdemos menos água pelo suor. Desse modo, urinamos mais.

8 - Ao passar por uma cirurgia no dente, os dentistas recomendam ingerir bebidas/comidas frias

Depois de uma cirurgia, comemos alimentos gelados porque o frio promove vasoconstrição dos vasos sanguíneos, diminuindo o fluxo de sangue no local e, consequentemente, reduzindo a pressão na região. Isso leva à diminuição da dor e do inchaço.

9 - O frio pode matar pessoas/animais

A morte pode ocorrer por causa da hipotermia, que é quando há exposição prolongada ao frio, como quando neva ou quando a pessoa fica mergulhada em um lago gelado. Esse problema ocorre quando a temperatura do corpo cai abaixo de 35 ºC e pode ser fatal para as pessoas que atingem temperaturas menores que 27 ºC.

10 - Algumas árvores perdem mais folhas no frio

As árvores que perdem folhas em um determinado período são chamadas de decíduas. Como no inverno há uma menor disponibilidade de água líquida, a perda de folhas nesse período garante maior economia de água para a planta.

11 - Quando o dia amanhece frio, o carro que foi abastecido com álcool pode demorar a liga.

O álcool, para entrar em combustão, exige uma temperatura maior do que a gasolina, por isso, em dias frios, as velas de ignição devem trabalhar para produzir a temperatura ideal para a combustão do etanol. Além disso, o óleo torna-se mais denso, as reações químicas da bateria ocorrem de forma mais lenta etc.

12 - Passar álcool na pele dá uma sensação momentânea de frio

Quando o álcool está sobre a pele, o calor da área é absorvido, ocorrendo a vaporização (passagem do estado líquido para o gasoso). Como temos a saída de calor da área em contato com o álcool, sentimos um frescor no local.

13 - Tomar bebida alcoólica em dias frios dá uma sensação de aquecimento do corpo

O álcool é uma substância que promove a vasodilatação de artérias e arteríolas, fazendo com que o sangue flua com mais velocidade pelo corpo, mas ocasiona uma perda de calor interna em virtude do aumento do diâmetro dos vasos, calor esse que promove a sensação de aquecimento.

14 - A água do radiador não congela em dias frios

Essa água não congela porque é misturada a uma substância (como o etilenoglicol) não volátil (que não vaporiza com facilidade) que diminui consideravelmente o ponto de congelamento da água.

15 - Em dias frios, sentimos mais dor"

A baixa pressão que ocorre no tempo frio causa uma diminuição da produção de cortisona e adrenalina, hormônios que atuam no controle da dor. Outra teoria explica que as terminações nervosas ficam alteradas com mudanças de pressão, aumentando a percepção de dor. A baixa temperatura pode também estar relacionada com a contração de músculos que ficam próximos a nervos e articulações, aumentando a dor.

Fonte: Silvia Tancredi/Equipe Brasil Escola

Comunicar erro
Lassberg

Comentários

Pneu A