Odonto Top 1230x152
COVID-19

Polícia Militar realiza trabalho de fiscalização em todo o Estado

Até terça-feira (24) haviam sido atendidas 1.025 ocorrências

Por Marcos Herbert em 26/03/2020 às 12:50:41
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) est√° trabalhando de forma efetiva para orienta√ß√£o e fiscaliza√ß√£o do cumprimento do Decreto do Governo do Estado com medidas restritivas para evitar a propaga√ß√£o do novo coronavírus em solo catarinense.

Até ter√ßa-feira (24), desde a publica√ß√£o do primeiro decreto governamental foram atendidas 1.025 ocorr√™ncias, nas quais foram realizadas 793 notifica√ß√Ķes e 76 interdi√ß√Ķes de estabelecimentos. Além disso, foram lavrados 113 termos circunstanciados (quando o policial elabora um relatório no local e o envia ao Poder Judici√°rio, que fica com a incumb√™ncia de marcar uma audi√™ncia com o autor da conduta) e sete pessoas foram presas em raz√£o do descumprimento das determina√ß√Ķes.

Segundo o comandante-geral da PMSC, coronel Carlos Alberto de Araújo Gomes Junior, quando alguém é flagrado na rua em grupos ou ajuntamentos, principalmente em praias, pra√ßas, parques e √°reas de lazer, o Policial Militar faz uma abordagem de orienta√ß√£o recomendando o isolamento.

"Caso haja recusa ou retic√™ncia em atender, ele é notificado pelo policial. Se mesmo assim n√£o for atendido, o agente ir√° lavrar um Termo Circunstanciado e uma audi√™ncia no fórum é marcada para ele se explicar", esclarece.

Além do número 190, os cidad√£os podem acionar a Polícia Militar através do aplicativo PMSC Cidad√£o. Nesse período, os telefones de emerg√™ncia da PMSC podem estar congestionados e, por meio do aplicativo, o atendimento ser√° mais r√°pido. Para baixar o aplicativo, o cidad√£o pode utilizar as lojas virtuais, tanto do sistema Android como o IOS. Araújo Gomes destaca que os policiais recebem diariamente um boletim com todas as atualiza√ß√Ķes legais para estudar e fazer a aplica√ß√£o correta da legisla√ß√£o e suas interpreta√ß√Ķes.

"A PMSC é uma corpora√ß√£o totalmente mobile, permitindo que tenhamos um acesso r√°pido aos policiais da ponta por seus equipamentos e aplica√ß√Ķes. Além disso, estamos refor√ßando o car√°ter humanit√°rio da miss√£o e a apreens√£o das pessoas como um fator que influencia no humor de todos e requer aten√ß√£o no atendimento", completou.

A√ß√Ķes educativas

A PMSC também est√° realizando um trabalho educativo, colocando cartazes produzidos pelo Governo do Estado e que foram distribuídos para todo o efetivo estadual através de cada Organiza√ß√£o Policial Militar (OPM). Os cartazes d√£o orienta√ß√Ķes aos cidad√£os catarinenses sobre como devem atender às medidas apresentadas nos dois decretos publicados pelo Governo Estadual.

S√£o dois tipos de materiais que devem ser colocados em locais onde n√£o devam circular pessoas e com orienta√ß√Ķes às pessoas referentes aos cuidados a serem tomados sobre o novo coronavírus. Além de fixar o cartaz, o policiamento est√° orientando toda a popula√ß√£o a ficar em casa.

Fonte: Ascom Governo do Estado

SIM Supermercados - 1230x152

Coment√°rios