Odonto Top 1230x152
COVID-19

Homem de 86 anos que morreu por coronavírus em SC estava em asilo com outros idosos

Todos os moradores da casa de repouso farão o teste para verificar se foram infectados pelo vírus

Por Marcos Herbert em 26/03/2020 às 13:39:55
Foto: Leo Munhoz/NSC Total

Foto: Leo Munhoz/NSC Total

Primeiro paciente a morrer vítima de coronavírus em Santa Catarina, o homem de 86 anos que faleceu nesta quarta-feira em São José, na Grande Florianópolis, tinha dado entrada no hospital na segunda-feira (23), dois dias antes de morrer. Ele estava com a saúde debilitada, com piora no quadro geral nos últimos dois meses, informou a Secretaria de Saúde do Estado. Antes de ser levado ao hospital, o homem permaneceu cinco dias em um asilo na cidade de Antônio Carlos, na Grande Florianópolis.

Conforme a prefeitura de Antônio Carlos, o idoso foi levado por um filho para uma casa de repouso localizada no município no dia 18 de março. Ele havia sofrido uma queda duas semanas antes e apresentava fraturas, anemia e infecção urinária, bem como histórico de Parkinson. Na segunda-feira (23), começou a ter hipotermia e hipertensão e foi levado pelo Samu ao Hospital Regional de São José, onde morreu na madrugada de quarta.

Além disso, segundo a Secretaria de Saúde do Estado, o paciente vinha apresentando há dois meses uma piora do estado de saúde, com inapetência progressiva (recusa à alimentação) e aumento do grau de dependência para realização de tarefas diárias. De acordo com os boletins médicos, ele não tinha histórico de febre e tosse.

As amostras para testagem da Covid-19 foram colhidas no Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) em função da característica do quadro. O teste confirmou a presença de coronavírus SARS-CoV2. O paciente foi mantido em isolamento respiratório, mas morreu na quarta-feira.

?O óbito foi comunicado oficialmente pelo governador Carlos Moisés no Twitter às 23h59min de quarta. ''Notícia triste: hoje perdemos o primeiro catarinense para o coronavírus. Paciente masculino, de 86 anos, faleceu em São José. Deus nos abençoe e proteja e console a família'', escreveu Moisés.

Idosos de asilo serão submetidos ao teste do coronavírus

Conforme a prefeitura de Antônio Carlos, a casa de repouso onde o idoso que morreu por coronavírus estava possui 28 residentes idosos e 29 profissionais. Eles serão testados para Covid-19 pela Vigilância Epidemiológica do município, com o apoio técnico do serviço de Vigilância Epidemiológica.

A prefeitura também informou que, na segunda-feira (23), a Vigilância Sanitária do município, com o acompanhamento da Polícia Militar, visitou casa de repouso para verificar o cumprimento da nota técnica que trata do enfrentamento do coronavírus.

Durante a ação, foi observado o uso dos equipamentos de proteção individual pelos profissionais e os responsáveis pela casa foram orientados a intensificar o treinamento para manejo de possíveis residentes com suspeita de coronavírus. Verificou-se ainda um estoque mínimo de EPIs (equipamentos de proteção individual) e a dificuldade de comprá-los, mesma dificuldade encontrada pelos serviços públicos de saúde, informou a prefeitura.

Casos confirmados em SC

Até o momento, Santa Catarina registra 122 pessoas casos confirmados de coronavírus, segundo a última atualização da Secretaria de Saúde, feita na noite desta quarta-feira. Seis estão em Unidade Intensiva de Tratamento (UTI). São 325 casos suspeitos. Entre os pacientes, 53% são mulheres. Há pacientes confirmados em 28 municípios de SC.

Fonte: NSC

SIM Supermercados - 1230x152

Comentários