Odonto Top 728X90

Chegada ilegal de estrangeiros preocupa autoridades de Itapiranga

Prefeito diz que não aceita essa situação e que a administração está tomando as providências de sua competência

Por Rádio Onda Positiva em 30/03/2020 às 11:46:03

Foto: Divulgação

A chegada de um grupo de aproximadamente 10 venezuelanos em Itapiranga durante a noite de sĂĄbado, 28, estĂĄ sendo considerado acesso ilegal ou clandestino, sem o conhecimento das autoridades competentes. A preocupação é pelo risco iminente de propagação do coronavĂ­rus vindo de outras localidades, principalmente nesta época de quarentena.

Conforme o SecretĂĄrio de saĂșde do municĂ­pio, Davino Rauber, os estrangeiros são considerados com maior risco de transmissão, pois grande parte não tem colaborado com o lema "ficar em casa", permanecendo os mesmos em livre fluxo, em momento que todos se preocupam e até vivem em pânico. O secretĂĄrio disse ainda que não houve nenhuma autorização ou apoio do municĂ­pio quanto a vinda de mais venezuelanos nesta época de quarentena, e que as autoridades só souberam do fato após a chegada dos estrangeiros.

A Secretaria Municipal da AssistĂȘncia Social demonstrou grande preocupação quanto ao fato, pois somente foi informada de que teria vindo mais um grupo de venezuelanos a Itapiranga após a chegada dos mesmos, ressaltando que faz apenas o que compete a polĂ­tica de assistĂȘncia social.

Os venezuelanos tĂȘm adotado Itapiranga como cidade refĂșgio no Brasil pela empregabilidade nas unidades de processamento de aves e suĂ­nos. No entanto, a gerĂȘncia da empresa no municĂ­pio informou que não estĂĄ contratando estrangeiros no momento e que não tem ligação com a chegada do grupo no final de semana.

Após tomarem conhecimento do fato, as autoridades municipais contataram a PolĂ­cia Federal, e a informação recebida é de que não hĂĄ como proibir as pessoas de irem e virem. O prefeito Jorge Welter destaca que assim que tomou conhecimento do assunto, entrou em contato com órgãos competentes, como governo do estado, secretaria de segurança pĂșblica e polĂ­cia.

O caso estĂĄ sob coordenação do delegado regional da PolĂ­cia Civil, Wesley Andrade. Conforme o prefeito Jorge Welter, é preciso esclarecer o acontecimento. Ele questiona o fato de o estado de Santa Catarina estar em calamidade pĂșblica, proibindo o transporte coletivo estadual e interestadual, e um ônibus atravessar o estado com migrantes venezuelanos.

Welter diz que não aceita essa situação e que a administração estĂĄ tomando as providĂȘncias de sua competĂȘncia. A PolĂ­cia Civil investigarĂĄ as circunstâncias da chegada do novo grupo ao municĂ­pio, em meio as restrições impostas pelas autoridades, em função da pandemia de coronavĂ­rus.

Confira a nota oficial na Ă­ntegra

O MUNICÍPIO ESCLARECE

Desde o momento em que tomou conhecimento de matéria publicada nas redes sociais, informando que "novo grupo de estrangeiros chega em Itapiranga", o Governo Municipal tomou todas as providĂȘncias que lhe competem para esclarecer a vinda irregular de migrantes ao municĂ­pio, caso que ganhou repercussão no final da semana passada. O prefeito Jorge Welter e a secretĂĄria de AssistĂȘncia Social, Karine Berwanger, repassaram o fato para órgãos competentes, como o Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Segurança PĂșblica de SC, assim como a PolĂ­cia Militar e a PolĂ­cia Civil, no intuito de esclarecer o caso.

O prefeito Jorge Welter questiona o fato de o Estado de Santa Catarina ter Decretado Calamidade PĂșblica, devido ao coronavĂ­rus, com a proibição do transporte coletivo estadual e interestadual, e um ônibus atravessar o estado (saĂ­da de Florianópolis) com migrantes. "Não aceitamos essa situação, tomamos as providĂȘncias que nos competem e queremos o esclarecimento do caso", afirma o prefeito. Uma pessoa que estaria no grupo de migrantes foi identificada pela polĂ­cia e estĂĄ sob quarentena, conforme determinação do setor de saĂșde. A PolĂ­cia Civil estĂĄ investigando quantas pessoas de fato teriam chegado ao municĂ­pio.

O prefeito tranquiliza a população assegurando que todas as medidas cabĂ­veis foram tomadas. Alerta que o isolamento social persiste no Estado e que as medidas de proteção neste momento valem para todos.

Fonte: RĂĄdio Onda Positiva, com informações Oeste Mania e Ascom

Comunicar erro
Lassberg

ComentĂĄrios

Pneu A