Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

PREOCUPAÇÃO

Gafanhotos estão atacando lavouras no interior do Rio Grande do Sul

Os insetos são de espécies diferentes dos que estão na fronteira do Brasil com a Argentina


Foto: Divulgação/Rádio Querência

Se a seca já estava preocupando o produtor rural do Rio Grande do Sul, no final de semana mais um problema surgiu. Segundo relatos de produtores de Santo Augusto e São Valério do Sul, foram avistados focos de gafanhotos que estão atacando as lavouras de soja.

Os registros dos insetos foram feitos em lavouras nas localidades de Pinhalzinho e São Bento, que ficam em São Valério do Sul. Também houve registro dos insetos nas localidades de Santo Antônio e São Valentim em Santo Augusto.

A Inspetoria Veterinária de Santo Augusto informou que recebeu apenas uma notificação e acionou o Departamento de Produção Vegetal do Estado para avaliar a situação. Segundo a Técnica Agrícola Ângela Samborski, os insetos vistos aqui na região são de espécies diferentes dos que estão na fronteira do Brasil com a Argentina - esses daqui tem uma coloração verde, os que estão na Argentina são marrons.

Ângela ressaltou que as pessoas que notarem focos de gafanhotos devem entrar em contato com a Inspetoria do seu município o mais breve possível.

Gafanhotos são vistos novamente na divisa do RS com a Argentina

Um novo surto de gafanhotos na Argentina é monitorado novamente pelos fiscais da Secretaria Estadual da Agricultura (Seapdr). Embora os insetos estejam próximos 20 quilômetros da fronteira com Porto Xavier (há ocorrências em Itacaruaré e Campo Vieira, província de Misiones), não há risco iminente de migração para o Estado, segundo o chefe da Divisão de Defesa Sanitária Vegetal da Seapdr, Ricardo Felicetti.

Rádio Querência

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!