Odonto Top 728X90

Vigilância Sanitária de Mondaí faz varredura em busca de primatas mortos

Três primatas já foram encontrados mortos nos últimos meses.

Por Redação Onda Positiva em 30/04/2020 às 10:17:27

Foto: Divulgação

Na última terça-feira, dia 28 de abril, a equipe da Vigilância Sanitária de Mondaí, juntamente com a agentes de endemias, realizaram uma varredura na busca por macacos mortos, na Linha Capoeirinha e arredores, local onde na última segunda-feira (27), um da espécie foi encontrado morto.

Conforme o Fiscal da Vigilância Sanitária do município, Evandro Back, nenhum animal foi localizado pela equipe, apenas vestígios e corredores por onde os mesmos se deslocam nas redondezas.

Mesmo não localizando mais nenhum macaco morto, Back destaca para que a população se mantenha sempre em alerta, pois a morte desses primatas pode indicar a ocorrência de febre amarela no local.Desta maneira, a orientação é para que as pessoas revisem suas carteiras de vacinação, mantendo a imunização contra a doença em dia.

O fiscal também cita que as pessoas devem ficar atentas e comunicar a Vigilância Sanitária o mais breve possível, caso avistarem algum animal morto, ou sozinho, separado do bando, para que possa ser feita a coleta de material e posterior encaminhamento para análise laboratorial.

A preocupação se deve ao município de Mondaí, integrar o corredor onde existe a possibilidade de transmissão da Febre Amarela. Até agora na região não há nenhum caso confirmado da doença, nem em macacos e nem em humanos.

O macaco encontrado morto nesta semana, foi o terceiro caso de primata morto no município nos últimos meses, sendo este último próximo cerca de 100 metros do local, aonde o primeiro foi encontrado, em dezembro de 2018. O outro animal foi localizado há pouco tempo na comunidade de Barra do Laju.

Notícias no WhatsApp

Quer receber as notícias da Onda Positiva no seu celular? CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo de WhatsApp.

Fonte: Porto Feliz

Comunicar erro
Lassberg

Comentários

Pneu A