Jorginho Mello anuncia policiais armados em todas as escolas estaduais de SC

Medida será implementada em até 60 dias

Jorginho Mello anuncia policiais armados em todas as escolas estaduais de SC

O governador Jorginho Mello (PL) anunciou, na segunda-feira (10), que cada escola estadual de Santa Catarina passar√° a ter um profissional armado.

A medida ser√° implementada em até 60 dias, em resposta ao ataque em Blumenau.

Serão contratados para isso policiais militares, civis e bombeiros da reserva, ao custo anual previsto em R$ 70 milhões, segundo o governador.

— Vamos contratar um policial armado para cada escola, vamos chamar os policiais aposentados, que t√™m experi√™ncia e credibilidade, que conhecem o bairro e cada escola. Vamos ter policiais militares, civis, bombeiros, fardado, armado, um dentro de cada escola — afirmou o governador.

A medida foi anunciada durante a cerimônia de balanço dos 100 primeiros dias da gestão Jorginho, cinco dias após a tragédia na creche particular Cantinho Bom Pastor, em Blumenau, que deixou quatro crianças mortas.

Desde o incidente, na última semana, o Estado discute medidas de segurança para instituições de ensino.

Ainda em 2021, após ataque a creche de Saudades, o executivo tinha anunciado que colocaria vigilantes em mais de mil unidades estaduais e chegou a abrir licitação.

Porém, a iniciativa nunca foi discutida com a categoria, que defende o retorno da figura do zelador, e não saiu do papel. A discussão voltou à tona na última semana.

Em Blumenau, a prefeitura afirmou estar discutindo a contratação de policiais militares da reserva ou bombeiros para atuar nas 128 unidades de educação estadual.

A possibilidade j√° foi discutida com o governador Jorginho Mello, mas ainda não foi oficializada. Caso isso não seja possível, a prefeitura ir√° agilizar a contratação de segurança privada e armada.

J√° em Florianópolis, as escolas e creches da rede municipal terão a segurança feita por pelo menos um agente da Guarda Municipal, j√° a partir desta segunda-feira (10).

A ideia da prefeitura é que o agente chegue na unidade antes da abertura, faça uma vistoria nos ambientes internos, acompanhe a entrada dos alunos e o fechamento dos portões. Eles devem também fazer rondas nos arredores.

Garotas Acompanhantes