Odonto Top 728X90

Município participa de videoconferência inédita sobre a vazão de água no Rio Uruguai

Preocupação é com o surgimento de focos do mosquito transmissor da dengue em poças de água na parte rochosa rasa do leito do rio.

Por Marcos Herbert / [email protected] em 12/05/2020 às 09:55:59

Foto: Divulgação/Ascom

O debate virtual ocorreu na última quinta-feira, 07, e reuniu gestores e técnicos de importantes órgãos, como a ANA – Agência Nacional de Águas e ONS – Operador Nacional do Sistema Elétrico.

Conforme o prefeito de Itapiranga, Jorge Welter, a webconferência teve uma grande importância para o município e região, uma vez que contou com técnicos e especialistas na questão hídrica da bacia do Rio Uruguai. O debate pela internet envolveu também representantes de órgãos e entidades do Rio Grande do Sul.

O prefeito enfatiza que o tema central do encontro foi a vazão do Rio Uruguai, especialmente abaixo da hidrelétrica Foz do Chapecó. Em razão da prolongada estiagem, o nível de água do rio tem ficado baixo, dificultando atividades essenciais como a captação de água nas estações de tratamento do Município e da empresa JBS aves e suínos; a travessia da barca entre Itapiranga e Barra do Guarita/RS, e um novo problema verificado: o surgimento de focos do mosquito transmissor da dengue em poças de água na parte rochosa rasa do leito do rio, que emerge com a seca.

O encaminhamento final foi no sentido de ações conjuntas entre as partes para minimizar os reflexos do baixo nível do rio, sendo iniciado trabalho de monitoramento e troca de informações entre os órgãos sobre as condições das águas.

Fonte: Ascom Itapiranga

Comunicar erro
Lassberg

Comentários

Pneu A