Odonto Top 728X90

Piter Scheuer diz que Descanso e Belmonte podem ter sido atingidos por tornado

O centro de Descanso foi fortemente atingido pela intempérie. Segundo informações, em Belmonte, até a igreja da cidade ficou destelhada.

Por Marcos Herbert / [email protected] em 11/06/2020 às 09:33:18

Foto: Divulgação

O forte temporal que causou destruição nas cidades de Descanso e Belmonte no fim da tarde de ontem pode ter sido um tornado. O centro de Descanso foi fortemente atingido pela intempérie. Segundo informações, em Belmonte, até a igreja da cidade ficou destelhada.

De acordo com o meteorologista da Onda Positiva, Piter Scheuer, após analisar as imagens do temporal severo que atingiu os municípios de Belmonte e Descanso no fim da tarde desta quarta-feira, 10, destacou que o fenômeno registrado pode ter sido um tornado.

Ele destaca que a combinação do fluxo de ar quente e úmido transportado da região Amazônica (jato de baixos níveis) e uma intensa perturbação de ondas curtas na média atmosfera (500 hPa - instabilidade baroclínica) favoreceram um ambiente atmosférico favorável a formação de tempestades severas no Oeste do Estado.

"O desenvolvimento de uma supercélula provocou uma tempestade severa entre os municípios de Belmonte, Descanso e redondezas de Iporã do Oeste. Pelas imagens de radar meteorológico, além das informações de campo (imagens e vídeos de estragos enviados por terceiros), há um indicativo da ocorrência de um "tornado" sobretudo na cidade de Belmonte", enfatiza o meteorologista.

Fonte: Rádio Onda Positiva / Central do Tempo

Comunicar erro
Lassberg

Comentários

Pneu A