Odonto Top 1230x152

Incêndio é registrado em silo secador de grãos da Cooper A1 em Iporã do Oeste

Foram utilizados cerca de 60 mil litros de água em toda operação.

Por Rádio Onda Positiva FM / [email protected] em 01/08/2020 às 18:22:43
Foto: Bombeiros Iporã do Oeste

Foto: Bombeiros Iporã do Oeste

Por volta das 07h 59m de ontem, sexta-feira, 31, o Corpo de Bombeiros Militar de Ipor√£ do Oeste foi acionado por um funcion√°rio da Cooper A1 do Munic√≠pio de Ipor√£ do Oeste, para averiguar fuma√ßa vindo do interior do secador de gr√£os do Silo e Armazém, localizado na Rodovia SC-163 no munic√≠pio de Ipor√£ do Oeste-SC.

Iniciantemente deslocou-se com o ABTR-131 para averiguar a real situa√ß√£o, confirmando-se local e natureza da ocorr√™ncia. No local foi constatado que o secador de gr√£os em seu interior estava tomado por fuma√ßa e chamas, sendo que o inc√™ndio estava confinado. Após dar inicio ao combate foi acionado o ABTR-156 de Ipor√£ do Oeste, ASU-456, AR-134, ATM de Itapiranga com a cascata e o Ten.

A guarni√ß√£o fez uso de equipamento prote√ß√£o individual e equipamento de prote√ß√£o respiratória para realizar os procedimentos de combate. Imediatamente com o próprio motor do secador iniciou-se o procedimento para esvaziar o estoque contido nele que estava em processo de secagem. Na sequ√™ncia, foi efetuado uma abertura em uma porta na parte inferior para fazer o resfriamento dos gases e posteriormente foi dado inicio ao combate as chamas.

A edifica√ß√£o possu√≠a estrutura de metal com altura aproximada de 28 metros. O inc√™ndio estava concentrado no interior do secador de gr√£os, o que dificultou bastante o trabalho da corpora√ß√£o, assim, o acesso pela parte superior n√£o pode ser feito devido a estrutura estar com risco de queda. Nesse momento foi desligado a energia elétrica total da edifica√ß√£o pelos funcion√°rios do silo.

Tendo em vista a dificuldade de combate, foi solicitado apoio do Caminhão guindaste da Empresa Biasi Construtora de Caibi com a possibilidade de alcance 37 metros de altura. Por volta das 11h 53m o guindaste chegou ao local e iniciou-se o combate pelo alto do secador. Quando estava sendo realizado o resfriamento da estrutura com objetivo de aproximar-se e realizar a abertura natural da portinhola do secador, este colapsou e repartiu-se ao meio, vindo a ficar preso na estrutura do silo de resíduos que ficava ao lado.

Logo foi dado continuidade no combate as chamas e posteriormente rescaldo. Mesmo após a queda do secador foi dif√≠cil o combate as chamas e rescaldo, pois, a estrutura interna é totalmente compartimentada e de dif√≠cil acesso. Foram utilizados cerca de 60 mil litros de √°gua em toda opera√ß√£o, sendo que, o Silo Armazém possu√≠a instalado o Sistema Hidr√°ulico Preventivo, o que facilitou o servi√ßo de abastecimento.

O tempo para o combate das chamas e rescaldo foi de aproximadamente 10h. A √°rea total da edifica√ß√£o comercial é de 2953,49m¬≤. A viatura AR-39 de Ipor√£ do Oeste deslocou para log√≠stica e apoio. A edifica√ß√£o possu√≠a seguro. Ser√£o feitas averigua√ß√Ķes no local para levantar as poss√≠veis causas do sinistro.

Fonte: R√°dio Onda Positiva FM / Bombeiros de Ipor√£ do Oeste

Tags:   Bombeiros
SIM Supermercados - 1230x152
Focus