Odonto Top 728X90

Incêndio é registrado em silo secador de grãos da Cooper A1 em Iporã do Oeste

Foram utilizados cerca de 60 mil litros de água em toda operação.

Por Rádio Onda Positiva FM / [email protected] em 01/08/2020 às 18:22:43

Foto: Bombeiros Iporã do Oeste

Por volta das 07h 59m de ontem, sexta-feira, 31, o Corpo de Bombeiros Militar de Iporã do Oeste foi acionado por um funcionĂĄrio da Cooper A1 do MunicĂ­pio de Iporã do Oeste, para averiguar fumaça vindo do interior do secador de grãos do Silo e Armazém, localizado na Rodovia SC-163 no municĂ­pio de Iporã do Oeste-SC.

Iniciantemente deslocou-se com o ABTR-131 para averiguar a real situação, confirmando-se local e natureza da ocorrĂȘncia. No local foi constatado que o secador de grãos em seu interior estava tomado por fumaça e chamas, sendo que o incĂȘndio estava confinado. Após dar inicio ao combate foi acionado o ABTR-156 de Iporã do Oeste, ASU-456, AR-134, ATM de Itapiranga com a cascata e o Ten.

A guarnição fez uso de equipamento proteção individual e equipamento de proteção respiratória para realizar os procedimentos de combate. Imediatamente com o próprio motor do secador iniciou-se o procedimento para esvaziar o estoque contido nele que estava em processo de secagem. Na sequĂȘncia, foi efetuado uma abertura em uma porta na parte inferior para fazer o resfriamento dos gases e posteriormente foi dado inicio ao combate as chamas.

A edificação possuĂ­a estrutura de metal com altura aproximada de 28 metros. O incĂȘndio estava concentrado no interior do secador de grãos, o que dificultou bastante o trabalho da corporação, assim, o acesso pela parte superior não pode ser feito devido a estrutura estar com risco de queda. Nesse momento foi desligado a energia elétrica total da edificação pelos funcionĂĄrios do silo.

Tendo em vista a dificuldade de combate, foi solicitado apoio do Caminhão guindaste da Empresa Biasi Construtora de Caibi com a possibilidade de alcance 37 metros de altura. Por volta das 11h 53m o guindaste chegou ao local e iniciou-se o combate pelo alto do secador. Quando estava sendo realizado o resfriamento da estrutura com objetivo de aproximar-se e realizar a abertura natural da portinhola do secador, este colapsou e repartiu-se ao meio, vindo a ficar preso na estrutura do silo de resĂ­duos que ficava ao lado.

Logo foi dado continuidade no combate as chamas e posteriormente rescaldo. Mesmo após a queda do secador foi difĂ­cil o combate as chamas e rescaldo, pois, a estrutura interna é totalmente compartimentada e de difĂ­cil acesso. Foram utilizados cerca de 60 mil litros de ĂĄgua em toda operação, sendo que, o Silo Armazém possuĂ­a instalado o Sistema HidrĂĄulico Preventivo, o que facilitou o serviço de abastecimento.

O tempo para o combate das chamas e rescaldo foi de aproximadamente 10h. A ĂĄrea total da edificação comercial é de 2953,49mÂČ. A viatura AR-39 de Iporã do Oeste deslocou para logĂ­stica e apoio. A edificação possuĂ­a seguro. Serão feitas averiguações no local para levantar as possĂ­veis causas do sinistro.

Fonte: RĂĄdio Onda Positiva FM / Bombeiros de Iporã do Oeste

Tags:   Bombeiros
Comunicar erro
Lassberg

ComentĂĄrios

Pneu A