Odonto Top 728X90

Estudante chapecoense procura cavernas na região

O intuito é mapear as cavidades naturais para o site do ICMBio.

Por Dpto. Jornalismo / [email protected] em 10/09/2020 às 11:10:43

Foto: Divulgação

O jovem acadêmico do programa de pós-graduação em ciências ambientais da Unochapecó e bolsista da Fapesc, Alexandre Budke, está procurando cavernas na região Oeste e Extremo-Oeste catarinense. O intuito é mapear as cavidades naturais para o site do ICMBio. O trabalho faz parte da conclusão do mestrado que ele está fazendo e a intenção é conhecer melhor a região, já que tem pouca pesquisa sobre o assunto.

"As cavidades naturais são um patrimônio nacional e protegidas por Lei. Nesse sentido, existe o cadastro nacional, vinculado ao ICMBio, e nosso Estado possui 206 cavernas cadastradas no sistema. No entanto, nossa região Oeste e Extremo-Oeste possui pouquíssimas informações e a maioria das cavernas não está cadastrada. Soube que tem cavernas em Maravilha, Anchieta, Novo Horizonte, mas não estão cadastradas no sistema nacional", explica Budke.

O estudante explicou ainda que mesmo que as cavernas estejam protegidas por lei, a pessoa que tem em sua propriedade não precisa se preocupar. "A proteção perante a lei é apenas para pesquisa científica. O proprietário continua sendo dono da caverna. Inclusive tenho conhecimento de uma que foi mapeada e depois foi destruída para a construção de um shopping. É bem tranquilo", reforça.

No momento, Budke está fazendo um levantamento dos municípios que têm as cavidades. Quem souber de informações e puder contribuir pode entrar em contato com ele pelo telefone (49) 9 9814 3938. A partir do ano que vem, Budke pretende ir nas propriedades para cadastrar as cavernas no sistema nacional.

Fonte: WH3

Comunicar erro
Lassberg

Comentários

Pneu A