Odonto Top 728X90

Município incentiva potencialidades turísticas e prepara empreendedores para atuar de maneira planejada e sustentável

A ação integra o Programa Cidade Empreendedora, executado pela Administração Municipal e pelo Sebrae

Por Rádio Onda Positiva em 30/01/2020 às 16:15:27

Fotos: Divulgação

Investir na consolidação de novas atrações turísticas, instigar adequações nas estruturas existentes para atender as necessidades dos visitantes e preparar possíveis empreendedores para atuar nesse segmento de maneira planejada e sustentável.

Com esses propósitos, iniciou neste mês o projeto "Rotas e Roteiros", desenvolvido pela empresa Girus Soluções em Turismo. A ação integra o Programa Cidade Empreendedora, executado pela Administração Municipal e pelo Sebrae/SC.

Durante uma semana foram visitados 20 locais entre empreendimentos e potenciais turísticos com o intuito de elaborar um diagnóstico e apontar alternativas para integrar as comunidades e os empreendimentos no projeto.

"Conhecemos com profundidade a realidade local e coletamos relatos dos empresários e das lideranças comunitárias e políticas. Nessas visitas observamos que há opções prontas para receber turistas e outras que possuem o conceito, mas que precisam aprimorar a visão empresarial, ou seja, vislumbrar o turismo como um negócio, uma geração de renda", observa a consultora da Girus, Luiza da Silva.

O próximo passo do projeto é elaborar até o fim deste mês um plano de melhorias desses locais. Após a indicação dos investimentos necessários será realizado o planejamento estratégico para verificar quais destinos estão aptos a ingressar no projeto.

"Depois da palestra de sensibilização com o consultor Carlos Cappelini, ocorrida no município no mês de dezembro, muitos agricultores começaram a olhar a propriedade como um potencial turístico, porém não têm planejado o que fazer ou não possuem recursos para investir. Então, essas propriedades serão integradas futuramente às rotas, conforme decisão do empresário rural em se dedicar à atividade", comenta Luiza.

De acordo com o prefeito de Itapiranga, Jorge Welter, as principais necessidades dos setores do trade de turismo local compreendem investimento em infraestrutura, adaptações de banheiros para cadeirantes, sinalização turísticas e estacionamentos.

"Alguns locais estão se adequando conforme as exigências do Corpo de Bombeiros e da Vigilância Sanitária. Além disso, as comunidades participaram de chamada pública da Prefeitura com apresentação de um plano de ação para investimentos nos centros comunitários. O nosso desafio é transformar as estruturas em um produto turístico vendável e que atenda às necessidades dos turistas", analisa o prefeito.

Para a secretária de desenvolvimento econômico e turismo Carlise Welter Werlang Itapiranga tem muitas potencialidades e conta com uma paisagem rural belíssima.

"O município pode otimizar o ecoturismo, o turismo de aventura e de pesca por exemplo, além de investir no turismo histórico e cultural. São diferentes perfis de turistas que podem ser contemplados ao adaptar os atrativos", enfatiza.

Avaliação

A consultora da Girus esclarece que os empresários do setor de turismo no campo precisam compreender e valorizar as características rurais.

"O turista não quer luxo, por isso quanto mais simples melhor e isso acaba chamando a atenção também. Visitantes de grandes centros buscam o aconchego do campo e não referências que remetam à cidade. Nossa avaliação preliminar é de que em todas as potencialidades do turismo de natureza Itapiranga oferecerá um show de rotas e roteiros", reforça Luiza.

Por fim, a consultora parabeniza a Administração Municipal por olhar o turismo de uma forma diferente, como desenvolvimento econômico para o município.

"Porém, essa não deve ser uma responsabilidade apenas do poder público, a iniciativa privada, associações e organizações civis precisam se envolver no turismo, integrar grupos de discussão, participar de palestras e reuniões sobre o assunto e compreender a importância desse segmento para a economia local. Lembrando que isso é um investimento a médio e longo prazos, que precisa de planejamento e persistência", finaliza Luiza.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Comunicar erro
Lassberg

Comentários

Pneu A