Odonto Top 728X90

Casal de SC colhe moranga gigante pesando mais que uma "PopTank"

Essa foi a primeira vez que o casal Edio e Noeli Horst colheu na propriedade uma hortaliça de 29 quilos

Por Redação Onda Positiva em 21/01/2021 às 15:08:18

Foto: Arquivo pessoal/Divulgação

Edio e Noeli Horst, de 56 e 60 anos, colheram no início de janeiro uma moranga acima do padrão normal, que pode ser considerada gigante. Eles moram na Linha Rio Engano, interior de Itá, no Oeste de Santa Catarina, há 40 anos. Segundo Noeli, ela plantou cerca de 20 pés e essa foi a primeira vez que colheu uma hortaliça pesando 29 kg.

Ela conta que normalmente colhe morangas que pesam entre 5 a 7 kg. A hortaliça é usada para consumo humano e também para alimentar os porcos. A moranga gigante, segundo ela, foi usada para alimentar os cincos porcos que estão para engorda. A moranga colhida pelo casal é quase o dobro do peso de um tanquinho Pop Tank com capacidade de até 5kg, que pesa cerca de 15 kg, conforme descrição de fornecedores.

"Essa foi a primeira vez que colhi uma moranga gigante. Tem mais duas que são iguais ou maiores que vou colher daqui 30 dias", relata Noeli.

Os pés de moranga foram plantados em um barranco e já deram muitas hortaliças . Segundo a moradora, com as morangas colhidas na propriedade geralmente ela faz geleia e também recheada. De acordo com o extensionista da Epagri, Alexandre Bortoluzzi, não é comum na região Oeste catarinense colher moranga desse tamanho e peso, porém é uma questão de adubação e condução na plantação.

"Quando ocorre algum tipo de poda e releio, deixando poucos frutos no pé, pode acontecer esse tipo de colheita. Quando se tem uma boa adubação que corrige o solo, principalmente com material orgânico, também é possível colher frutos desse tamanho", explica.

Fonte: ND+

Comunicar erro
Lassberg

Comentários

Pneu A