Odonto Top 728X90

Cães passam por treinamento para integrar Corpo de Bombeiros de SC

Prática de treinar animais para integrar a corporação ocorre desde 2003 em Santa Catarina

Por Rádio Onda Positiva em 02/02/2020 às 18:14:48

Foto: Bombeiros/Divulgação

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) realiza o treinamento de cães para integrar à corporação e auxiliar em operações de resgate. Nas cidades de Otacílio Costa, Araranguá e Chapecó, os filhotes Sasuke, Bono e Sol, da raça Labrador estão recebendo a preparação.

Quando chegam na corporação os animais, que muitas vezes nasceram em outros estados que têm parceria com área da cinotecnia do CBMSC, começam a ser treinados com atividades para refinar o olfato e desenvolver habilidades como passar por circuitos de túneis e obstáculos, memorizar e buscar essências. Desta forma, durante um resgate, os animais agem como se fosse uma brincadeira.

O treinamento dos cães tem a duração em torno de 18 meses até que o animal receba a certificação de que está apto para a função. Os cães de resgate de Santa Catarina são referência no país e auxiliaram no resgate das vítimas de Brumadinho.

Para se tornar o tutor de um dos cães de resgate, os membros do Corpo de Bombeiros passam por um curso preparatório, onde aprendem a cinotecnia, que é o estudo do comportamento, fisionomia e fisiologia dos animais. O objetivo dessa preparação é fazer com que os cães criem vínculos com seus tutores e consigam transmitir à eles a mensagem que desejam e vice-versa.

Essa interação proporciona aos animais uma afeição com os tutores. Os cães ficam com os membros desde o momento do treinamento, durante o período em que exercem a função de cão de resgate, até quando se aposentam dos serviços.

Aposentadoria

Depois que os cães de resgate se aposentam da função, o que ocorre em torno de oito anos de vida, passam a exercer a função de cinoterapia assistida, em que o animal é acompanhado por uma equipe para atuar no alívio do tratamento de pacientes. Esse tipo de terapia desenvolve a melhora das habilidades físicas, cognitivas, comportamentais e emocionais das pessoas, além de treinarem os outros cães para a atividade de busca e salvamento.

Fonte: G1 / SC

Comunicar erro
Lassberg

Comentários

Pneu A