Odonto Top 728X90

Moradora de SC colhe laranja gigante no quintal de casa

A laranja pesa 3 quilos e 165 gramas, mede 67 centímetros de circunferência e 33 centímetros de altura

Por Redação Onda Positiva em 23/03/2021 às 15:01:15

Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal

Uma moradora de Joinville encontrou uma laranja "gigante" no quintal de casa, no bairro Boehmerwald, na zona Sul da cidade. Marciana Maria Cristofolini Tamazzia vive em uma "mini chácara", como ela mesma define a casa com um pomar com todo tipo de árvores frutíferas onde vive com o marido, Cleiton.

Entre elas está um pé de laranja que foi comprada já dez anos por Cleiton, que acreditava tratar-se de um pé de laranja-lima.

— As frutas começaram a nascer e eram muito grandes para serem de laranja-lima, mas não identificamos qual era o tipo — conta Marciana.

Há alguns dias, fazendo a poda das árvores do quintal, ela encontrou uma fruta com a casca dourada, que parecia uma laranja e estava no galho da laranjeira. Só que era tão grande que chegava a encurvar o galho.

— Fiz foto e corri para chamar meu marido. Quando falei para olhar o tamanho da laranja que nasceu, ele disse "sim, eu sei, elas são grandonas mesmo". Depois quase caiu para trás quando viu pessoalmente — recorda ela.

A laranja em questão pesa 3 quilos e 165 gramas, mede 67 centímetros de circunferência e 33 centímetros de altura. Ela é quase tão pesada quanto a laranja registrada como a maior do Brasil até hoje: em um sítio em Pirambu, cidade do Sergipe, uma laranja pesou 3 quilos e 440 gramas e mediu 77 centímetros de circunferência.

Neste fim de semana, Marciana colheu a laranja. A fruta virou até protagonista de uma encenação feita pela comunidade da Igreja das Nações, que ela e o esposo frequentam.

— No domingo, apresentamos uma peça sobre a Terra Prometida de Canaã, que era um lugar onde havia fartura, tinha frutas enormes, e a laranja foi usada para simbolizar — conta Marciana, aos risos.

Nesta segunda-feira (22), ela partiu a laranja "gigante". Ainda não se sabe qual é a variedade, mas a fruta tem gosto de laranja-lima, com tons mais adocicados.

A prova poderá ser tirada por muita gente: a artesã dividiu um pedaço com a mãe e ainda sobrou bastante para compartilhar.

Fonte: NSC

Comunicar erro
Lassberg

Comentários

Pneu A