Geral CORONAVÍRUS

Bolsonaro diz que Chapecó é "um exemplo a ser seguido" e confirma visita ao município

Presidente da República confirmou que visitará a cidade nesta semana para 'mostrar para todo o Brasil que o vírus é grave, mas seus efeitos têm como ser combatidos'

Por Marcos Herbert - Dpto. Jornalismo

06/04/2021 às 07:39:53 - Atualizado há
Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/ND

Em discurso nesta segunda-feira (5), o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), confirmou que irá visitar Chapecó, no Oeste de Santa Catarina, ainda nesta semana. O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, deve acompanhar a comitiva presidencial.

Bolsonaro disse que visitará o prefeito João Rodrigues (PSD) que, tomou posse em janeiro e, segundo o presidente, é um exemplo de como se portar durante o enfrentamento da pandemia. "Estarei em Chapecó esta semana com o prefeito João Rodrigues, onde fez um trabalho excepcional no tocante a recursos dados pelo estado no atendimento, na ponta da linha, de quem precisava do tratamento.

Uma obra fantástica. Um exemplo a ser seguido, por isso estou indo para lá. Para não só ver, mas mostrar para todo o Brasil que o vírus é grave, mas seus efeitos têm como ser combatidos", disse o chefe da nação. Rodrigues tem investido no chamado "tratamento precoce" contra a Covid-19. No entanto, não há comprovação científica de eficácia de remédios como cloroquina, ivermectina e Annita contra o vírus. A cidade aderiu ao lockdown parcial por 14 dias.

O presidente destacou que os profissionais da saúde têm total liberdade para tratar pacientes com a enfermidade e que essa medida tem refletido nos índices da doença.

"E mais ainda, naquele município o médico tem liberdade total para trabalhar com o paciente. Total. E esse é um dever do médico. Uma obrigação e um direito dele. Por isso os índices foram lá para baixo", completou. A declaração foi dada durante cerimônia de entrega de chaves de imóveis populares do programa Casa Verde e Amarela em São Sebastião, no Distrito Federal.

Mais cedo, o presidente publicou nas redes sociais um vídeo no qual o prefeito incentiva governadores e prefeitos a adotarem "tratamento precoce". "Ouçam o prefeito de Chapecó", disse Bolsonaro, ao compartilhar o vídeo, que foi publicado pelo prefeito no domingo (4).


A visita

O compromisso ainda não foi publicado na agenda oficial do presidente da República, o que deve acontecer nesta terça-feira (6). A visita é esperada para a quarta-feira (7), uma vez que Bolsonaro cumpre agenda em Foz do Iguaçu (PR).

Em Chapecó, conforme a assessoria da prefeitura, Bolsonaro deve visitar o CAAC (Centro Avançado de Atendimento Covid-19) que zerou o número de pacientes atendidos no espaço montado no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes.

Também deve ir ao Centro de Atendimento Pós Covid que deve ser instalado no Ginásio Ivo Silveira para atender pacientes recuperados do coronavírus. Em março, quando a região Oeste catarinense enfrentava um colpaso no sistema da saúde com ocupação total dos leitos de UTI e aumento de mortes, o ex-ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, visitou Chapecó, mas não anunciou ações relevantes.

Fonte: ND+
Comunicar erro
Rádio Onda Positiva FM 87.5

© 2021 Rádio Onda Positiva FM 87.5 - Contato: [email protected]
Rua Dourado, S/N Bairro Alvorada Itapiranga/SC - Telefone: (49) 3678-8888

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Rádio Onda Positiva FM 87.5