Odonto Top 728X90

Anunciada instalação de laticínios em Itapiranga

Indústria ficará localizada na rodovia SC-163, no acesso à La. Cotovelo

Por Redação Onda Positiva em 24/04/2021 às 09:18:09

Projeto das futuras instalações da laticínios. (Foto: Divulgação)

No início deste ano, em atenção ao Plano Estratégico Itapiranga 2030, a Administração Municipal deu início às tratativas com um grupo de investidores, para viabilizar a implantação de uma laticínios no município.

Após diversos encontros, o projeto avançou, e nesta sexta-feira (23), aconteceu o ato de assinatura do Protocolo de Intenções entre o Governo Municipal e investidores da Laticínios Itapiranga.

O documento visa estabelecer as condições e orientar a instrumentalização necessária para concessão de incentivos ao desenvolvimento industrial para a implantação e posterior ampliação da capacidade de produção industrial no município.

A Laticínios Itapiranga estima que inicialmente serão investidos em torno de R$ 4,2 milhões para a implantação do projeto, principalmente na aquisição de máquinas, equipamentos, prédio e mão-de-obra. A empresa deverá iniciar as obras em até três meses após a emissão da licença ambiental de instalação (LAI), que deverá ser solicitada em até três meses após a assinatura do Protocolo de Intenções.

O prazo para conclusão final das obras de instalação da unidade no município é de 18 meses, a contar da emissão da LAI. A indústria ficará localizada na rodovia SC-163, no acesso à La. Cotovelo.

Conforme o sócio proprietário, Amilkar Gassen, a Laticínios Itapiranga buscará priorizar os produtores de leite do município, prevendo para o primeiro ano, capacidade de industrialização de 15 mil litros de leite por dia, volume que será ampliado para 50 mil litros do segundo ao quinto ano, e para 100 mil litros a partir do quinto ano.

Amilkar destaca que serão gerados em torno de 55 empregos diretos entre o primeiro e o quinto ano, com arrecadação anual prevista para o município em impostos, a partir da capacidade máxima de industrialização, de cerca de R$ 1 milhão. Amilkar cita que também está previsto a instalação de uma agro veterinária para apoio ao produtor e ampliação da estrutura industrial para o processamento do soro.

Futuras instalações da Laticínios Itapiranga

De acordo com o prefeito, Alexandre Ribas, a administração abraçou a ideia com a finalidade de ampliar o fomento à bovinocultura de leite no município, que no último Movimento Econômico novamente teve um excelente resultado, muito em decorrência dos elevados investimentos que a secretaria de Agricultura e Meio Ambiente dispõe em favor da atividade.

Ribas enaltece que a instalação da indústria consolida as três principais atividades econômicas (suinocultura, avicultura e produção de leite), já que hoje apenas o leite não é industrializado no município. O prefeito ressalta que o Governo Municipal não tem medido esforços para tornar viável a instalação da laticínios em Itapiranga.

O prefeito explica que as secretarias de Agricultura e Meio Ambiente e de Desenvolvimento Econômico e Turismo, darão a assessoria necessária no processo de instalação da unidade industrial, com suporte das demais secretarias e departamentos da prefeitura.

Para viabilizar a instalação da laticínios em Itapiranga, a Administração Municipal estará contribuindo com alguns incentivos, como: cooperar no atendimento as exigências dos órgãos de inspeção e cumprimento das normas ambientais; viabilizar a instalação da rede de água compatível com capacidade para atender a demanda da empresa; viabilizar a concessão de incentivos municipais com lei específica a ser criada e aprovada junto ao Poder Legislativo municipal; e compromisso de manter os programas de incentivo à bacia leiteira em vigor e incentivar novos programas. Os incentivos serão concedidos logo após a consolidação e ratificação do Protocolo de Intenções junto ao Poder Legislativo de Itapiranga.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Comunicar erro
Lassberg

Comentários

Pneu A