Odonto Top 728X90

Santa Catarina vai receber kits para fazer diagnóstico do novo coronavírus

Atualmente, somente quatro laboratórios no Brasil fazem o exame

Por Rádio Onda Positiva em 03/03/2020 às 16:00:50

Foto: THOMAS KIENZLE / AFP

O Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) de Santa Catarina vai receber do Ministério da Saúde kits que permitem o diagnóstico do novo coronavírus. A entrega deve começar nesta quarta-feira (4) e a previsão é de que em 20 dias os testes possam começar a ser feitos no Estado.

A medida foi anunciada pelo Ministério da Saúde para ampliar a capacidade de diagnóstico do novo coronavírus no Brasil. Atualmente, somente quatro laboratórios no país fazem o exame: Fiocruz, no Rio de Janeiro, Instituto Evandro Chagas (IEC), no Pará, e Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, além do Lacen de Goiás, que foi equipado por causa da quarentena feita em Anápolis-GO no mês passado.

Além do Lacen de Santa Catarina, vão poder fazer os testes os laboratórios de Amazonas, Pará, Roraima, Bahia, Ceará, Pernambuco, Sergipe, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e Paraná.

Ao todo, o Ministério da Saúde deve distribuir 30 mil kits para teste diagnóstico (protocolo de Berlim) específico para o COVID-19. Os profissionais dos laboratórios serão treinados por equipes da Fiocruz e IEC, para a realização do procedimento de forma qualificada.

A situação atual do coronavírus no Brasil, em atualização desta segunda-feira (2), mostra que o país monitora 433 casos suspeitos. Existem apenas dois pacientes confirmados no país, ambos em São Paulo. Em Santa Catarina nenhum caso foi confirmado até agora e 36 suspeitas são monitoradas.

No mundo inteiro, o novo coronavírus já infectou mais de 88 mil pessoas e causou 3 mil mortes. A taxa letalidade segue sendo considerada baixa, de 3,4%.

Fonte: DC

Comunicar erro
Lassberg

Comentários

Pneu A