Odonto Top 728X90

Objetos antigos integram o Centro de Memórias da Escola São Vicente

Novo espaço em Itapiranga foi criado em uma sala exclusiva no terceiro piso da unidade

Por Redação Onda Positiva em 07/12/2021 às 15:43:38

Foto: Divulgação/SED

Móveis antigos, aparelhos eletrônicos, quadros, lousas, diários de professores e antigas listas de matrícula fazem parte do acervo do Centro de Memórias da Escola de Educação Básica São Vicente, em Itapiranga. O centro existia desde 2018, quando a escola celebrou 80 anos, mas agora acaba de ganhar um novo espaço, localizado em uma sala exclusiva no terceiro piso da unidade.

De acordo com a gestora, Neiva Klagenberg Kummer, a ideia do projeto foi manter viva a história contando-a por meio de artefatos, objetos, documentos, fontes escritas, fotográficas, orais e audiovisuais que fizeram parte dessa trajetória. "Esse trabalho foi fruto da organização da equipe diretiva, professores e alunos da época, um ambiente pensado para resgatar a história da escola através de objetos", destaca Neiva.

Todos os materiais estavam guardados na escola ou foram doação de alunos, professores e comunidade em geral. Foi em 2018, na comemoração dos 80 anos da escola, que se iniciou o trabalho de resgate histórico da escola. O Centro de Memórias foi aberto ao público na sede da Coordenadoria Regional de Educação (CRE) no dia da festa dos 80 anos. Muitos ex-alunos e ex-funcionários se emocionaram com as lembranças, móveis, carteiras da época da pré-escola, materiais de expediente e fotos que contam um pouco dessa longa história.

Conheça a história da escola

A história da EEB São Vicente está intimamente ligada à de Porto Novo, hoje Itapiranga, fundada pelos "Volksverein", os primeiros colonizadores. De origem alemã e católicos, eles se estabeleceram na região a partir de 1925. A pedido dos colonizadores, o pároco da comunidade insistiu junto às Superioras da Divina Providência, na capital, para que lhe mandassem ajuda para fundar uma escola na cidade. Em 1938, partem de Florianópolis três irmãs da congregação designadas para a nova missão. Em 1947 a escola foi elevada à categoria de grupo escolar, passando a chamar-se "Grupo Escolar Frei Rogério".

Em 1953, além do grupo escolar, começou a funcionar o Normal Regional, chamado depois de Ginásio Normal. Em 1959 foi fundado o Curso Ginasial de inspeção federal e no mesmo ano o Curso Normal (Magistério). Em 1959, o Colégio foi denominado "Colégio São Vicente". O Grupo Escolar Frei Rogério continuava a funcionar no mesmo prédio, tendo, porém, sua própria direção.

Com a lei nº 5692/1971, o Grupo Escolar Frei Rogério transformou-se em Escola Básica São Vicente, extinguindo-se o Curso Ginasial, então existente. Até 1979, as irmãs ficaram na direção da Escola, sendo então entregue a outros profissionais. As irmãs continuaram a lecionar, sobretudo no Ensino Religioso. No ano de 1992, através de portaria estadual, mudou-se o nome da escola para Escola de Educação Básica São Vicente.

Redação: Ana Paula Flores

Fonte: Secretaria de Educação (SED)

Comunicar erro
Lassberg

Comentários

Pneu A