Odonto Top 728X90

Deputado propõe lei de incentivo ao consumo de carne suína em SC

Projeto visa maior inclusão da carne de porco em escolas, estímulo aos produtores, entre outros aspectos, setor enfrenta grave crise com excesso de produção

Por Rádio Onda Positiva em 25/04/2022 às 09:47:25

Foto: Pork Expo

O deputado estadual José Milton Scheffer (PP) apresentou no último dia 19 um Projeto de lei (PL) na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) para instituir a "Política de Incentivo ao Consumo de Carne Suína em Santa Catarina". Com isso, o projeto prevê a produção, disponibilização de trabalho dos suinocultores, desenvolvimento de arranjos produtivos, apoio a estudos técnicos para dar suporte ao desenvolvimento da produção financeira inclusão do consumo de proteína suína nas escolas, entre outros pontos.

O setor enfrenta uma grave crise mundial pelo excesso de produção e agravamento da situação econômica do país. Segundo a Associação Catarinense de Criadores de Suínos (ACCS), são mais de 1 mil criadores independentes nesta situação. A proposta foi subscrita pelos oito parlamentares da Comissão de Agricultura e Política Rural no Palácio Barriga Verde.

CRISE

De acordo com a coluna do João Paulo Messer, no Brasil o valor de comercialização está muito baixo e o custo de produção desequilibrado, pois os insumos aumentaram de preço e o valor não pode ser repassado ao consumidor final que tem diminuição no seu poder aquisitivo.

Santa Catarina é o maior produtor de carne suína no país, mas nos últimos 10 anos tem sofrido com a falta de sustentabilidade.

Conforme levantamento da Cidasc (Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina), o número de matrizes suína saltou nos últimos dois anos de 420 mil para 760 mil. Ou seja, soma-se isso como as crises e o aumento mundial de grãos, fertilizantes e combustíveis.

Fonte: Rádio Progresso

Comunicar erro
Lassberg

Comentários

Pneu A