Odonto Top 728X90

Polícia desmonta quadrilha que roubou 6 milhões de quilos de soja e de milho no MT

Ação contra integrantes de uma organização criminosa envolvida no roubo e desvio de grãos no Mato Grosso.

Por Rádio Onda Positiva em 27/09/2022 às 14:35:27

Foto: Divulgação/Internet

A Polícia Civil cumpriu 26 mandados judiciais de prisão preventiva e temporária, busca e apreensão e de arresto de bens e imóveis, nos municípios de Nova Mutum, Sinop e Cuiabá, no Mato Grosso. A ação contra integrantes de uma organização criminosa envolvida no roubo e desvio de grãos no Mato Grosso e em outros estados do Brasil aconteceu na segunda-feira dia 26.

Todos os mandados da operação Safra 2 foram expedidos pela 2ª Vara Criminal de Sorriso, de acordo com as informações repassadas pela polícia matogrossense nesta terça-feira dia 27. As investigações apontaram que a organização criminosa, que roubou cargas de soja e de milho, tenha causado um prejuízo em torno de R$ 16 milhões para diversas transportadoras e seguradoras do setor de agronegócio. Os alvos da operação foram caminhoneiros e integrantes do grupo criminoso, que possuíam funções definidas, como líderes, aliciadores, receptadores, falsificadores e financiadores dos crimes e contavam também com cinco transportadoras e beneficiadoras de grãos.

De acordo com a polícia, a organização criminosa atuava aliciando motoristas de caminhões, antes do carregamento das cargas. Quando iniciavam o transporte dos grãos, os motoristas seguiam rumos diferentes da entrega e desviavam a carga para as empresas dos envolvidos, que ficavam em Nova Mutum e Cuiabá. Segundo o delegado Gustavo Belão, que está à frente das investigações, após a entrega das cargas para os criminosos na empresa receptora, os motoristas recebiam cerca de R$ 25 mil para cada carga desviada, e mais um kit falso, onde era informado o nome da empresa lesada, que foi feita a descarga no destino final.

As empresas descobriam que a soja e o milho não foram entregues apenas após buscar contato com os portos onde as cargas deveriam estar. Ainda segundo as investigações, em cerca de um ano, 152 cargas foram desviadas, o que significa seis milhões de quilos de soja e milho. A Operação Safra 2 apura a participação de 79 pessoas envolvidas nos crimes de associação criminosa, furto qualificado, receptação qualificada, falsificação de documentos e uso de documentos falsos. A operação é um desmembramento da Safra 1 que ocorreu em 2021. O delegado Vitor Hugo, do Grupo de Combate ao Crime Organizado, destaca que a ação busca interromper a atividade da quadrilha e restabelecer a ordem pública e a segurança na área do agronegócio no estado.

Fonte: CNN Brasil

Comunicar erro
Lassberg

Comentários

Pneu A