Odonto Top 728X90

Três em cada dez famílias sofrem com dívidas no cartão de crédito, afirma Banco Central

Por mês, mais de 65 milhões de pessoas realizam mais de 200 milhões de operações desse tipo no Brasil.

Por Rádio Onda Positiva em 06/10/2022 às 15:04:44

Foto: Divulgação/Internet

Por mês, mais de 65 milhões de pessoas, o que corresponde a quase 40% da população adulta, realizam mais de 200 milhões de operações com cartão de crédito.De acordo com o levantamento feito pelo Banco Central (BC), tais operações consomem mais de 30% do orçamento das famílias brasileiras, que fica comprometido com os bancos.

O estudo se refere ao ano de 2021, mas serve como base para a população que enfrenta a crise econômica em 2022. Para se ter ideia, as taxas de juros dos cartões de crédito mais caras do país chegam a 398% ao ano. Ainda segundo o BC, o cartão de crédito é utilizado principalmente por pessoas com renda inferior a dois salários mínimos (R$ 2.424). Nesse sentido, o baixo nível de educação financeira dos usuários e faturas confusas são alguns dos fatores que podem resultar na utilização indesejada do crédito rotativo ou do parcelamento, que se torna uma bola de neve a cada mês.

O levantamento também trouxe dicas que podem melhorar o entendimento para o consumidor que usa cartão de crédito, como faturas simplificadas com destaque para informações relevantes, como a taxa de juros praticada. Tal medida tem o potencial de melhorar o entendimento sobre o produto financeiro, incentivar melhores decisões financeiras e reduzir o endividamento. O BC não informou à reportagem se a sugestão de fatura simplificada será repassada aos bancos para que ajudem o consumidor.

Fonte: JovemPan

Comunicar erro
Lassberg

Comentários

Pneu A