Odonto Top 728X90

Variante mais transmissível do que a Ômicron circula na Europa, diz especialista

União Europeia atingiu 1,5 milhão de casos de Covid-19 na última semana.

Por Rádio Onda Positiva em 10/10/2022 às 15:52:51

Foto: Divulgação/Internet

Na última semana, a União Europeia atingiu 1,5 milhão de casos de Covid-19 na última semana, de acordo com a Organização Mundial de Saúde. De acordo com o vice-presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia Alexandre Naime, a situação europeia "alerta sobre a vigilância diante da circulação maior do vírus."

Em entrevista à CNN Rádio, ele destaca que o cenário de aumento de casos acompanha também o número de internações, com destaque para França, Bélgica, Itália e Portugal. "Existe padrão de aumento, em torno de 20 a 30%, a comunidade científica já esperava que iria acontecer, não só pela chegada do frio, mas devido à nova variante que circula."

Naime explica que há a prevalência do BQ 1.1, variante "bem mais transmissível do que a Ômicron."

Situação do Brasil

Embora veja um platô no Brasil, Naime afirma que o número de óbitos, que não ultrapassa as 200 vítimas diárias, mas também não cai abaixo de 50, "não é confortável."

Ele destaca que o grupo de pessoas internadas com a Covid-19 é majoritariamente de pessoas acima de 75 anos e imunossuprimidas, que têm durabilidade menor de proteção com a vacina.

Para reverter este quadro, Alexandre Naime defende que haja acesso aos medicamentos aprovados pela Anvisa para tratamento nos primeiros sintomas, como os anticorpos monoclonais, com urgência.

Fonte: CNN Brasil

Comunicar erro
Lassberg

Comentários

Pneu A