Odonto Top 728X90

Baixa umidade causa risco de queimadas no Oeste

Defesa Civil orienta população para não acender fogueiras ou queimar lixo

Por Redação Onda Positiva em 05/11/2020 às 15:51:58

Foto: Marcos Herbert / Onda Positiva FM

As condições de baixa umidade relativa do ar, aliadas às altas temperaturas registradas em Santa Catarina, causam risco de ocorrência e propagação de queimadas na região Oeste. A Defesa Civil emitiu, nesta quinta-feira (5), um aviso meteorológico com orientações para a população.

De acordo com o aviso, o risco – que está entre baixo a moderado – inicia na sexta-feira (6). A situação persiste no sábado (7), quando a previsão é que a umidade relativa esteja inferior a 20%. O vento na região Oeste será de fraca intensidade – até 20km/h, com rajadas pontuais até 45 km -, conforme informou a Defesa Civil

No domingo, as condições para ocorrência e propagação de queimadas se mantém altas. A Defesa Civil orienta que, enquanto os riscos estiverem altos, a população siga os cuidados:

1) Realizar corretamente a limpeza do lixo em terrenos para evitar acúmulo de lixo, folhas secas e materiais inflamáveis;

2) Não acender fogueiras ou queimar lixo;

3) Evitar soltar foguetes próximo a áreas de vegetação;

4) Não jogar bitucas de cigarro no meio ambiente.

O Corpo de Bombeiros destaca que, na região Oeste de Santa Catarina, há o registro de diversos incêndios em vegetação nos últimos dias. Em Chapecó, na última terça-feira (3), houve o registro um incêndio em plantação de trigo no bairro Boa Vista.

Fonte: ClicRDC

Comunicar erro
Lassberg

Comentários

Pneu A