Odonto Top 728X90

Grêmio repete 1 a 0 sobre o Juventude e garante vaga nas quartas da Copa do Brasil

Equipe de Renato Portaluppi ganhou com gol de Thaciano na partida disputada em Caxias do Sul. Confira vídeo dos melhores momentos.

Por Redação Onda Positiva em 06/11/2020 às 08:46:51

Foto: Lucas Uebel / Grêmio

O Grêmio está nas quartas de final da Copa do Brasil. Na noite desta quinta-feira, o Tricolor nem precisou de uma postura muito ofensiva para ganhar novamente do Juventude e garantir a classificação. Thaciano, que entrou no lugar de Isaque no intervalo, fez o gol da vitória de 1 a 0 no Alfredo Jaconi.

Classificado, o Tricolor conhecerá seu adversário na próxima fase da Copa do Brasil no final da manhã desta sexta-feira, quando a CBF realizará o sorteio que definirá todo o chaveamento da competição até a decisão. Além do Grêmio estão também nas quartas de final Flamengo, Inter, São Paulo, Palmeiras, Cuiabá, América-MG e Ceará.

O Grêmio volta a campo no domingo, às 20h30min, para encarar o Fluminense, no Maracanã, na abertura do segundo turno do Campeonato Brasileiro. Como o jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil ocorrerá já na próxima semana, a tendência é de que Renato Portaluppi poupe alguns titulares no Rio de Janeiro mesmo que o time de Odair Hellmann seja um adversário direto na briga por vaga no G-6 do Brasileirão.

Após a polêmica na partida contra o Bragantino, na segunda-feira, o volante Maicon foi mantido por Renato Portaluppi como titular. O treinador gremista escalou Cortez no lugar de Diogo Barbosa em uma ideia de fortalecer defensivamente o lado esquerdo. No setor ofensivo, Ferreira e Isaque voltaram à equipe, já que Luiz Fernando e Robinho não podem disputar a Copa do Brasil. No Juventude, sem contar com Renato Cajá e Capixaba, ambos com covid-19, o técnico Pintado optou por Neto e Rafael Silva para iniciar a partida.

Desde o começo do jogo, o Grêmio mostrou uma estratégia de jogar aproveitando a vantagem obtida na Arena com a vitória de 1 a 0 na semana passada. Mesmo diante de um adversário que disputa a Série B do Brasileirão, o Tricolor optou ter menos a posse de bola e atacar nos erros do Juventude.

Assim, a partida foi de poucas jogadas perigosas ao longo do primeiro tempo. Com maior iniciativa, o Juventude não teve força ofensiva para criar chances claras de gol. Com dificuldade para entrar na área gremista, bem protegida por Geromel e Kannemann, o Alviverde insistiu nos chutes de fora da área. Foram três dessa forma, mas nenhum que tenha levado perigo para Vanderlei.

No lado do Grêmio, Ferreira foi o único jogador que destacou na parte ofensiva. O garoto deu as duas primeiras finalizações gremistas no jogo, também sem muito perigo. Aos 39 minutos, o volante Maicon sentiu dores na coxa esquerda e precisou ser substituído. Lucas Silva entrou em seu lugar.

Logo depois, o Tricolor teve a grande chance da primeira etapa. Matheus Henrique recebeu de Isaque, invadiu a área e acabou travado por Marcelo Carné. A bola sobrou para Diego Souza, que chutou já sem goleiro, mas o zagueiro Nery Bareiro apareceu quase em cima da linha para impedir o gol gremista e manter o placar de 0 a 0 antes do intervalo.

Renato fez mais uma mudança no intervalo: Thaciano no lugar de Isaque. O segundo tempo começou novamente com o Juventude tendo a iniciativa do jogo. O time da casa teve sua primeira grande chance aos 4, quando Neto chutou forte e O Juventude voltou a ameaçar aos 7. O lateral Igor chutou uma bola sem ângulo e acertou o travessão. A essa altura já se notava Vanderlei aproveitando qualquer oportunidade para fazer cera para esfriar o ímpeto dos mandantes já que o Grêmio não encontrava opções ofensivas para ameaçar nem mesmo no contra-ataque.

Renato não se contentou em manter apenas o 0 a 0 e fez mais uma mudança no setor ofensivo com Jean Pyerre no lugar de Ferreira aos 21. A iniciativa de ter mais a bola para atacar deu resultado. Aos 24, Diego Souza fez o papel de garçom e cruzou na medida para Thaciano, que cabeceou como um centroavante para abrir o placar: 1 a 0.

Precisando de dois gols para levar a decisão para os pênaltis, o Juventude se desorganizou defensivamente e o Grêmio só não fez o segundo aos 30 graças a duas grandes defesas de Marcelo Carné. O goleiro pegou o chute de Jean Pyerre e teve agilidade para impedir também o gol de Diego Souza no rebote.

Pintado ainda tentou duas trocas com Carlos Eduardo e Marciel nos lugares de Bochecha e Rafael Silva, mas o Juventude não teve força para buscar a reação. O Grêmio confirmou sua classificação para as quartas de final da Copa do Brasil mesmo sem ter feito grande atuação.

Copa do Brasil – Oitavas de final (volta) — 5/11/2020

JUVENTUDE (0)

Marcelo Carné; Igor, Wellington, Nery Bareiro e Eltinho; João Paulo (Jonatas Belusso, 27"/2T), Bochecha (Gabriel Bispo, 33"/2T); Dalberto (Marciel, 21/2T), Neto e Breno; Rafael Silva (Carlos Eduardo, 33"/2T);

Técnico: Pintado

GRÊMIO (1)

Vanderlei; Victor Ferraz, Geromel, Kannemann e Cortez; Matheus Henrique (Everton, 40"/2T), Maicon (Lucas Silva, 39"/1T); Ferreira (Jean Pyerre, 22/2T), Isaque (Thaciano, INT) e Pepê; Diego Souza (Churín, 40"/2T)

Técnico: Renato Portaluppi

GOL: Thaciano (G), aos 24 minutos do segundo tempo.

CARTÕES AMARELOS: Dalberto (J); Isaque (G).

ARBITRAGEM: Marcelo de Lima Henrique, auxiliado por Michael Correia e Luiz Claudio Regazone. VAR: Rodrigo Nunes de Sá (quarteto fluminense).

LOCAL: Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul.

Próximo jogo

Domingo, 8/11/2020 — 20h30min

Fluminense x Grêmio

Maracanã — Brasileirão (20ª rodada)


Fonte: Gaúcha ZH

Comunicar erro
Lassberg

Comentários

Pneu A