Odonto Top 728X90

Preço do leite ao produtor subiu 4,05% em dezembro

As informações são de pesquisa do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada

Por Redação Onda Positiva em 12/01/2021 às 13:39:39

Foto: Divulgação

O preço do leite ao produtor subiu 4,05% (ou 8 centavos de real por litro) em dezembro passado em comparação com o mês anterior, atingindo R$ 2,1262 o litro. As informações são de pesquisa do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/Esalq/USP).

Conforme o Cepea, considerando o movimento sazonal de produção e das cotações no campo, o preço ao produtor acumulou alta de 52,3% em 2020, com base na "Média Brasil" líquida calculada pelo Cepea.

"A irregularidade das chuvas e o aumento considerável dos custos de produção têm prejudicado a oferta de leite. Outro agravante para a situação é a valorização da arroba ao longo deste ano, que acaba estimulando o abate de fêmeas", argumenta o Cepea.

Pesquisas realizadas pelo Cepea, com o apoio financeiro da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), mostram que as médias de preços do leite longa vida (UHT), do leite em pó (400g) e do queijo mussarela caíram 2,82%, 4,16% e 6,3%, respectivamente, de outubro para novembro do ano passado.

A redução da demanda agregada e a diminuição no poder de compra de muitos brasileiros devem diminuir o patamar médio anual de preços do leite no campo também em 2021 ante 2020.

"Nesse cenário, o patamar de preços nos três primeiros meses do novo ano pode operar acima do observado no mesmo período de 2020 (que foi de R$ 1,4460/litro, em termos reais)", conclui o Cepea.

Fonte: Estadão Conteúdo

Comunicar erro
Lassberg

Comentários

Pneu A