Odonto Top 728X90

Macacos podem ter morrido de febre amarela na região

Animais foram encontrados por moradores do interior de Palma Sola

Por Redação Onda Positiva em 08/02/2021 às 08:39:30

Macacos mortos foram encontrados no interior de Palma Sola - Foto: Prefeitura de Palma Sola/Divulgação

Dois macacos mortos foram encontrados por moradores na Linha São João, interior de Palma Sola, no Extremo-Oeste de Santa Catarina. Por conta disso, equipes regionais de saúde estiveram na comunidade para coletar material para análise, a fim de identificar se há relação com a doença da febre amarela.

A febre amarela é uma doença viral hemorrágica causada por um arbovírus, é transmitida pela picada do mosquito infectado e afeta, principalmente, os macacos e as pessoas não vacinadas. Os macacos morrem rapidamente depois de infectados e suas mortes oferecem um alerta para a possível circulação do vírus naquele local.

Com o registro dessas duas mortes de macacos na região, a equipe epidemiológica pede aos moradores para que verifiquem a caderneta de vacinação. Caso não haja a imunização contra febre amarela, a população deve comparecer com urgência na sala de vacinas do posto de saúde.

Febre amarela em SC

O último boletim divulgado pela Dive/SC (Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina) no dia 2 de fevereiro aponta dados referentes ao mês de janeiro. Durante esse período, foram notificados três casos humanos suspeitos de febre amarela, sendo que dois permanecem em investigação e um foi confirmado com a doença.

O caso confirmado se trata de uma mulher de 40 anos, moradora de Taió, na Serra catarinense, sem registro de vacina contra a febre amarela. No ano de 2020, a Dive/SC registrou 17 casos confirmados com a doença.

Fonte: ND+

Comunicar erro
Lassberg

Comentários

Pneu A