Odonto Top 728X90

Pelo menos 85 pacientes do Oeste com Covid-19 foram transferidos para outras 14 cidades

Sem leitos de UTI Covid Adulto, cinco pacientes foram levados para unidades hospitalares de outras regiões na terça-feira

Por Redação Onda Positiva em 10/02/2021 às 16:36:01

Foto: Corpo de Bombeiros Militar

A crise sanitĂĄria provocada pela pandemia de coronavĂ­rus deixou a região Oeste de Santa Catarina à beira de um colapso no sistema pĂșblico de saĂșde. Devido à falta de vagas para UTIs Covid Adulto, pacientes são levados para unidades hospitalares de outras regiões catarinenses.

Cinco pacientes foram transferidos de Chapecó para outras cidades catarinenses somente na terça-feira (9), de acordo com informações da Secretaria Municipal de SaĂșde. Desde janeiro jĂĄ foram feitas 85 transferĂȘncias, que também são realizadas com auxĂ­lio de ambulâncias.

Os pacientes foram levados para hospitais de XanxerĂȘ, Lages, Videira, ItajaĂ­, Maravilha, São Miguel do Oeste, Concórdia, Caçador, Joaçaba, Xaxim, Palmitos, São Carlos, São Lourenço do Oeste e Navegantes. Apenas cidades de Santa Catarina.

Segundo a Secretaria Municipal de SaĂșde de Chapecó, nesta quarta-feira (10), trĂȘs pacientes aguardavam leitos de UTI no HRO (Hospital Regional do Oeste). A unidade pĂșblica conta com apenas 35 vagas e todas estão ocupadas.

Operação pela vida

Ambulâncias do Samu fazem as transferĂȘncias para cidades próximas que ainda dispõe de leitos vagos. Para distâncias maiores, o governo estadual disponibilizou um avião do Corpo de Bombeiros Militar para atender com maior agilidade aos pacientes. A aeronave fica de plantão no aeroporto de Chapecó.

A logĂ­stica estĂĄ sendo feita pela Secretaria de Estado da SaĂșde, pelo Batalhão de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros Militar e pelo GRAU (Grupo de Resposta Aérea de UrgĂȘncia) do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de UrgĂȘncia).

A operação se intensificou no Ășltimo domingo (7), quando um paciente foi levado pela aeronave Arranjo 2, de Chapecó para ItajaĂ­. Ele recebeu assistĂȘncia médica durante o voo.


Fonte: ND+

Comunicar erro
Lassberg

ComentĂĄrios

Pneu A