Odonto Top 728X90

Teste rápido e barato vai identificar mutações do coronavírus no Brasil

Desenvolvido por cientistas da UFMG, o novo exame vai oferecer um cenário mais preciso da pandemia no país.

Por Rádio Onda Positiva em 17/03/2021 às 15:24:07

Foto: Pexels

Um teste rápido e de baixo custo vai monitorar as quatro variantes do coronavírus que circulam no Brasil. Desenvolvido por cientistas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o teste difere as duas linhagens brasileiras (P1 e P2), a britânica (B.1.1.7) e a sul-africana (B.1.351) e oferecerá um cenário mais preciso da disseminação da pandemia no país.

O teste custa cerca de R$ 60 por amostra, contra cerca de R$600 do método padrão de sequenciamento genético. O resultado sai em apenas um dia, ao contrário do sequenciamento convencional que leva semanas para ficar pronto.

A transmissão descontrolada da Covid-19 no Brasil vem aumentando a chance de novas mutações surgirem. Porém, pouco se sabe sobre a sua distribuição pelo país, devido à baixa testagem e ao número ainda menor de sequenciamentos genéticos para identificar mutações e variantes.

O novo exame da UFMG já foi testado e validado em Belo Horizonte, onde revelou que 90% das amostras coletadas de pacientes são da variante P2. Agora, será usado no maior estudo brasileiro sobre variantes, realizado pela universidade em colaboração com o laboratório Hermes Pardini.

Este novo teste se baseia na análise de PCR (molecular) e é complementar ao sequenciamento genético. Ele não é capaz de descobrir novas variantes, mas identifica qual está presente em uma região.

Fonte: DC

Tags:   Variante
Comunicar erro
Lassberg

Comentários

Pneu A