Odonto Top 728X90

Medicamentos de "kit intubação" estão em falta em cidades de SC

Estoque do remédio usado para a sedação é crítico em Criciúma; Itaiópolis afirma que já faltam insumos e apela o cuidado da população para conter a Covid-19.

Por Rádio Onda Positiva em 15/04/2021 às 17:50:33

Foto: Divulgação/SES

Cidades catarinenses tem sofrido com a falta de insumos utilizados no tratamentos de pacientes acometidos pela Covid-19. Na última terça-feira, 13, o MPSC (Ministério Público de Santa Catarina) instaurou um procedimento para apurar a falta de medicamentos do chamado "kit intubação" nos hospitais de Santa Catarina.

O documento cita a situação do Hospital São José, localizado em Criciúma, no Sul do Estado, e diz que o estoque do remédio usado para a sedação de doentes intubados é crítico e pode acabar nesta quinta-feira, 15.

Em Itaiópolis, no Norte do Estado, a Secretaria de Saúde divulgou uma nota de apelo na noite de quarta-feira, 14, classificando o momento do município como o "estado mais grave" da pandemia.

Situação em Criciúma

O órgão solicitou, com urgência, à SES (Secretaria de Estado da Saúde) para que busque "medidas concretas para o imediato reabastecimento do medicamento Propofol no Hospital São José". O prazo concedido foi de 48 horas. O MPSC informou que até as 13h desta quinta, ainda não havia obtido retorno. Já a SES afirmou que vai responder ao MP dentro do prazo previsto.

De acordo com o painel do coronavírus da Saúde, o município de Criciúma, já contabilizou 28.395 casos da Covid-19 e 276 óbitos causados pela doença, desde o início da pandemia. Na região de Criciúma, há 42 pacientes aguardando para serem transferidos para um leito de UTI Covid, sendo que dez deles, estão no Hospital São José.

Itaiópolis

O comunicado da Secretaria de Saúde de Itaiópolis pede para que as pessoas cumpram as medidas restritivas, de cuidado para frear o contágio e procurem atendimento médico com agilidade assim que apresentarem sintomas, a secretaria relatou uma situação caótica no que diz respeito a insumos e estrutura para atender os pacientes.

A nota aponta falta de medicamentos para sedação, equipamentos e oxigênio, além de déficit de profissionais.

"Está faltando medicamentos para sedação e não conseguimos comprar a curto prazo, visto que está em falta no mercado brasileiro (na maioria dos fornecedores não há para comprar, e onde tem, está caríssimo).", informou.

O município, que tem cerca de 21 mil habitantes, registra 1.664 casos positivos e 27 mortes desde o início da pandemia.

Reunião discute sobre vacinas, insumos e kit intubação

Uma reunião prevista para as 17h desta quinta, vai reforçar as demandas do Estado no enfrentamento da pandemia da Covid-19.

O encontro vai reunir a governadora interina Daniela Reinehr (sem partido), e a secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, que estão em Brasília, e o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

Na pauta, segundo a assessoria de Reinehr, estão inclusas discussões sobre insumos, medicamentos para kit intubação e compra e repasse de vacinas. A secretária Carmen Zanotto pode solicitar novas demandas para a área da Saúde.

Fonte: ND+

Comunicar erro
Lassberg

Comentários

Pneu A