SC começa semana sem previsão de nova entrega de vacinas contra Covid-19

√öltima remessa de imunizantes chegou ao Estado na quinta-feira, 15.

Foto: Cristiano Andujar/PMF/Divulgação

Foto: Cristiano Andujar/PMF/Divulgação

Após um indicativo de chegada de vacinas da Pfizer que n√£o se concretizou no s√°bado (17), Santa Catarina inicia a semana sem uma previs√£o de quando novas remessas de imunizantes contra Covid-19 ser√£o entregues ao Estado.

A √ļltima entrega de doses ocorreu no final da tarde desta quinta-feira (15), quando 125 mil doses da Astrazeneca desembarcarem em Florianópolis. No entanto, o quantitativo est√° reservado para a segunda dose e ainda n√£o foi distribu√≠do.

Segundo a Dive/SC (Diretoria de Vigil√Ęncia Epidemiológica), as doses ser√£o enviadas aos munic√≠pios quando se aproximar a data de aplica√ß√£o. O órg√£o, porém, n√£o informou, até o fechamento da matéria, quando isso pode acontecer.

Municípios seguem com vacinação

Enquanto novas doses n√£o chegam, a SES (Secretaria de Estado da Sa√ļde) decidiu remanejar 125 mil doses da vacina AstraZeneca que estavam armazenadas na Rede de Frio Estadual para serem destinadas à primeira aplica√ß√£o.

O remanejamento foi poss√≠vel gra√ßas ao envio da mesma quantidade de doses pelo Ministério da Sa√ļde, na quinta. No mesmo dia, a distribui√ß√£o para as 17 centrais regionais foi iniciada. Todos os munic√≠pios catarinenses foram contemplados de forma proporcional.

De acordo com a Dive, os munic√≠pios devem destinar 30% das doses para a vacina√ß√£o dos trabalhadores industriais e 70% para a vacina√ß√£o da popula√ß√£o em geral, de 35 a 39 anos, de forma decrescente. O diretor do órg√£o, Jo√£o Augusto Brancher Fuck, ressaltou que essa iniciativa vai agilizar a vacina√ß√£o no Estado.

"Considerando que ainda não há um prazo, o Estado tomou essa decisão pensando em manter o ritmo de vacinação acelerado em todo o estado, sendo que não haverá prejuízo para a população, já que essas doses serão repostas", apontou o diretor.

A SES também distribuir√° 63.100 doses da vacina Coronavac para aplica√ß√£o da segunda dose, para garantir que os esquemas iniciados no dia 25 de junho sejam completados.

Calendário de vacinação contra Covid-19 em SC

O governador Carlos Moisés (sem partido) antecipou o cronograma para vacina√ß√£o de todos os adultos em Santa Catarina no dia 1¬ļ de julho, quando cumpria agenda no Sul do Estado.

Confira o cronograma:

Mais de 40 anos – até 8 de julho de 2021

35 a 39 anos – 9 a 22 de julho de 2021

30 a 34 anos – 23 de julho a 5 de agosto de 2021

25 a 29 anos – 6 a 19 de agosto de 2021

18 a 24 anos – 20 a 31 de agosto de 2021

Até este domingo, foram aplicadas 3.196.698 vacinas como primeira dose, o que representa 44,08% da popula√ß√£o total. Dessas, 1.110.746 pessoas completaram o esquema vacinal, seja com a segunda aplica√ß√£o ou com a vacina de dose √ļnica. O total da popula√ß√£o imunizada em Santa Catarina é de 15,32%, segundo o painel do governo estadual.