Odonto Top 728X90

Surto de Pé-Mão-Boca suspende aulas em escolas de Iporã do Oeste

Famílias devem adotar boas práticas de higiene para o controle da transmissão da doença

Por Redação Onda Positiva em 05/11/2021 às 12:14:29

Foto: Divulgação/Assessoria de Comunicação

A Secretaria Municipal de Educação de Iporã do Oeste informou através de nota, que suspendeu as aulas das escolas EMEI Criança Feliz e Pré-Escolar "Os Peixinhos" e "Pequeno Polegar", até o dia 09 de novembro, devido ao surto da doença MÃO-PÉ-BOCA, que afetou todas as escolas de educação infantil do município, inclusive as escolinhas particulares.

Durante o período da suspensão das aulas, as escolas passarão por intensa higienização. O retorno as atividades normais será no dia 10 de novembro, próxima quarta-feira. A secretaria recomenda às famílias para que adotem boas práticas de higiene para o controle da transmissão da doença, das quais destaca:

- Lavagem FREQUENTE e CORRETA das mãos fazendo uso de água e sabão, especialmente após a troca de fraldas e uso do banheiro;

- Limpeza de superfícies e artigos incluindo brinquedos;

- Evitar o contato próximo (beijar, abraçar, dividir talheres e copos) com pessoas com Doença Mão-Pé-Boca.

- Limitar a exposição das crianças doentes, mantendo as que apresentam sintomas afastadas da escola ou creche após o retorno das aulas.

A DOENÇA

A "mão-pé-boca" acomete principalmente crianças menores de cinco anos e os principais sintomas são vômito, náuseas e diarreia, além das lesões no corpo que atingem mãos, pés e boca.

Hoje em dia não há tratamento específico. Ela surge e desaparece, na maioria dos casos, entre cinco e sete dias contados a partir dos primeiros sintomas.

A principal recomendação é que, nesse período, os pais e responsáveis isolem as crianças e evitem levá-las à escola e a locais com grande circulação de pessoas.

Fonte: Rádio Onda Positiva FM / Ascom

Comunicar erro
Lassberg

Comentários

Pneu A