Geral OPORTUNIDADE

Censo 2022 deve gerar mais de 7 mil empregos temporários em SC

IBGE divulgou detalhes de como a pesquisa irá funcionar em reunião na capital catarinense

Por Redação Onda Positiva

09/12/2021 às 07:44:16 - Atualizado há
Foto: Arquivo/Paulo Francis

Mais de 7 mil pessoas serão contratadas temporariamente em Santa Catarina para atuar no Censo 2022. O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Pesquisa) divulgou detalhes de como a pesquisa irá funcionar em reunião na Câmara de Vereadores, em Florianópolis, nesta quarta-feira, 08.

Os profissionais serão selecionados por um processo seletivo que, até esta quarta, ainda não teve o edital lançado. A expectativa do IBGE é de que a seleção seja aberta ainda no fim de 2021, ou, no máximo, em janeiro de 2022. Em Florianópolis o levantamento vai mobilizar 508 recenseadores e 57 agentes, que vão supervisionar os trabalhos.

"Nesse encontro explicamos um pouco como ocorrerá o censo em Florianópolis, quantas pessoas vamos contratar no decorrer dessa operação tão importante e também pontuamos como o município pode nos auxiliar nesse processo", explica Roberto Kern Gomes, chefe do IBGE em Santa Catarina.

O último Censo em Florianópolis aconteceu em 2010, onde foi apontado que a população era de 421.240 pessoas. Em 2021 a população estimada é de 516.524, de acordo com o IBGE, o número deve ser melhor contextualizado na próxima pesquisa.

Treinamento

Os agentes serão capacitados entre 5 a 15 de abril e recenseadores, de 16 a 20 de maio. A disponibilidade de locais para os treinamentos e também para os postos de coleta foi um pedido feito pelo IBGE aos órgãos durante a reunião desta quarta-feira.

Florianópolis terá oito postos de coleta, que vão concentrar as atividades dos recenseadores ao longo do levantamento.

Censo 2022 no Brasil

O Censo 2022 será realizado no Brasil entre 1º de junho e 31 de agosto do próximo ano. Mais de 200 mil pessoas irão trabalhar em todo o Brasil. Lembrando que em 2020 e 2021 a pesquisa foi cancelada devido ao avanço da pandemia da Covid-19 no país.

Segundo o IBGE, o Censo tem diversos impactos para as cidades brasileiras, como saber se a população está mais jovem ou mais velha, saber se tem mais crianças para a construção de creches. Além disso, as cidades também são impactadas pelo Fundo de Participação dos Municípios, que é a verba que a cidade recebe do governo federal de acordo com a quantidade de habitantes.

Aproximadamente 78 milhões de municípios no Brasil devem ser investigados. O questionário básico tem 26 perguntas e avalia as principais característica dos municípios e moradores. Já o outro questionário de amostra terá 77 questões mais elaboradas envolvendo detalhes como:

identificação étnico-racial;

estado civil;

núcleo familiar;

fecundidade;

religião ou culto;

deficiência;

migração interna ou internacional;

educação;

deslocamento para estudo;

trabalho e rendimento;

deslocamento para trabalho;

mortalidade e autismo.

Esse questionário será aplicado em cerca de 8,5 milhões de residências do Brasil.

Fonte: ND+
Comunicar erro
Rádio Onda Positiva FM 87.5

© 2022 Rádio Onda Positiva FM 87.5
Rua Dourado, S/N Bairro Alvorada Itapiranga/SC - Telefone: (49) 3678-8888

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Rádio Onda Positiva FM 87.5