Itapiranga e região BOA AÇÃO

Hospital Regional realiza primeira captação de órgãos de 2022

O doador foi um homem, de 26 anos, que era morador de Itapiranga

Por Redação Onda Positiva

07/01/2022 às 14:46:51 - Atualizado h√°
Foto: Ascom/Divulgação/HRTGB

O Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, de S√£o Miguel do Oeste, realizou na tarde de quinta-feira, 06, a primeira capta√ß√£o de órg√£os de 2022. O procedimento durou cerca de tr√™s horas. O doador foi um homem de 26 anos, que era morador de Itapiranga.

A capta√ß√£o contou com o acompanhamento de cirurgi√Ķes da Central de Transplantes, que regula a fila e recebimento dos órg√£os no Estado. Até oito pessoas poder√£o ser beneficiadas com a doa√ß√£o. A autoriza√ß√£o para a doa√ß√£o só ocorre após confirma√ß√£o da morte encef√°lica.

"O diagnóstico é gerido por um protocolo detalhado que consiste em etapas para confirmar que n√£o h√° mais atividade cerebral", explica Franciele Rasch, enfermeira da UTI do HRTGB e integrante da Comiss√£o Hospitalar de Transplantes (CHT).

Franciele refor√ßa ainda que é a fam√≠lia quem decide se vai, ou n√£o, doar os órg√£os do familiar. "A fam√≠lia passa por uma entrevista com os profissionais da Comiss√£o Hospitalar de Transplantes, enfermeira, médico e equipe de apoio - como Servi√ßo Social e Psicóloga. Optar pela doa√ß√£o de órg√£os é uma decis√£o que acalenta e conforta os cora√ß√Ķes, porque muitos ter√£o uma vida reestabelecida, reduzindo assim a lista significativa de espera por transplante de órg√£os".

A capta√ß√£o foi realizada no Centro Cir√ļrgico do Hospital Regional. "Aproveito a oportunidade para conscientizar a popula√ß√£o de que é poss√≠vel salvar outras pessoas durante, e depois da nossa vida. Se voc√™ quer ser um doador precisa conversar com sua fam√≠lia e deixar claro o seu desejo", finaliza Franciele.

Matéria relacionada: Morre jovem de Itapiranga que estava na UTI após sofrer acidente de trabalho

Fonte: R√°dio Onda Positiva FM/Ascom HRTGB
Comunicar erro
Rádio Onda Positiva FM 87.5

© 2022 Rádio Onda Positiva FM 87.5
Rua Dourado, S/N Bairro Alvorada Itapiranga/SC - Telefone: (49) 3678-8888

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Rádio Onda Positiva FM 87.5