Odonto Top 728X90

Auditores em SC dizem que prorrogação do Imposto de Renda é reflexo de desmonte na Receita

Declaração do Imposto de Renda ficou para maio

Por Diego Jaeger - Repórter em 06/04/2022 às 10:57:21

A Receita Federal anunciou na terça-feira, 5, a prorrogação do prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda 2022 para 31 de maio, uma extensão de um mês em relação à data original, que era 29 de abril. Oficialmente, a justificativa é a dificuldade de empresas e contribuintes com o preenchimento correto da declaração devido às restrições impostas pela Covid-19 – mas os auditores fiscais em SC afirmam que se trata de mais um reflexo do "desmonte" no órgão, com corte no orçamento e falta de servidores.

Com exceção dos dois primeiros anos de pandemia, a última vez que a Receita Federal prorrogou a entrega da declaração de Imposto de Renda foi em 1995. Para o Sindifisco Nacional Florianópolis, que reúne os auditores fiscais que atuam na Delegacia da Receita Federal na Capital, o novo prazo é reflexo direto da mobilização da categoria, que desde o final do ano passado vem protestando contra o corte orçamentário no órgão.
- Não foi por falta de alerta: com os cortes no orçamento, sem concurso público e defasagem na carreira, a insatisfação é geral na casa. O Governo Federal precisa rever o orçamento da RFB e regulamentar a Lei 13.464 com urgência para que o trabalho possa voltar a normalidade – diz o presidente do Sindifisco Florianópolis, auditor fiscal Roger Corrêa
Ao longo dos últimos meses, auditores fiscais que atuavam em postos de comando entregaram cargos de chefia e os servidores estão realizando Operação Padrão em todo o País com o objetivo de sensibilizar o Governo Federal. Até agora, não houve diálogo com o governo.

Fonte: wh3

Comunicar erro
Lassberg

Comentários

Pneu A